Técnicos farão relatório sobre situação dos municípios afetados pela seca

  • Redação
  • 24/05/2012 07:27
  • Brasil Mundo

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil divulgam nesta quinta-feira (24) relatório preliminar da visita técnica feita na segunda e na terça-feira (21 e 22) a 15 municípios afetados pela seca. A partir do relatório, será traçado um planejamento em conjunto com as secretarias envolvidas no combate aos efeitos da estiagem.

Durante a visita, técnicos do Programa Água Doce, geólogos e engenheiros avaliaram a existência e o estado dos poços artesianos nos povoados.

Foram visitados os municípios de Santana do Ipanema, Cacimbinhas, Dois Riachos, Belo Monte, Batalha, Traipu, Girau do Ponciano, Delmiro Gouveia, Piranhas, São José da Tapera, Jaramataia, Pão de Açúcar, Monteirópolis e Jacaré dos Homens. Além das equipes técnicas, o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, sobrevoaram grande parte da região afetada.

Além disso, eles ainda se reuniram com membros das prefeituras de todos os municípios visitados pelas equipes e das cidades de Água Branca, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Canapi, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Pariconha, Mata Grande e Maravilha.

Segundo Ivã Vilela, a maior preocupação do Estado está na zona rural dos municípios, cujo abastecimento de água está severamente comprometido. “Nota-se também uma grande dificuldade para abastecer os municípios com grandes dimensões territoriais”, disse o secretário, enfatizando a necessidade de uma melhor distribuição dos carros-pipa nessas cidades.

O gestor ressaltou ainda a mobilização das prefeituras para a resolução dos problemas de abastecimento. “Encontramos pessoas dispostas a efetuarem parcerias com o Estado para perfuração de novos poços e manutenção dos existentes”, disse ele, informando ainda que um processo de licitação será aberto com urgência para a contratação de empresas que realizem testes de vazão nos poços já existentes e levantamento e análise do lençol freático para a perfuração de novos poços.

Ivã Vilela ressaltou que algumas comunidades de Água Branca e Mata Grande serão beneficiadas imediatamente pelo Programa de Recuperação de Nascentes e que os demais municípios estão contemplados no Programa Água Doce, que também está agilizando suas ações. Os municípios que estão adiantados no levantamento dos poços artesianos deverão ser os primeiros contemplados com os dessalinizadores da segunda etapa do programa.