Vai um cafezinho aí?

  • Redação
  • 24/05/2021 11:40
  • Brasil Mundo
Foto: Halcinei Correia

 

Tradicional, puro ou em suas variações… Seja solúvel, expresso, cappuchino ou o tradicional coado no “saco”, essa é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e que tem o Brasil como o maior produtor e exportador, seguido do Vietnã e da Colômbia.

Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) comemora o dia 24 de maio o começo da colheita do café no país. E neste ano, será realizada a primeira Semana do Café, que acontece até o próximo dia 29. De acordo com dados da Associação, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café. 

Nas grandes empresas, muitas vezes o expresso é presença confirmada nas reuniões, pela praticidade no manuseio. Já em espaços de médio porte, o dia a dia é regado ao famoso cafezinho coado na hora, seja ele acompanhado de um pão na chapa ou apenas o “queridinho” das manhãs, dando aquele toque as atividades setoriais.  

Foto: Halcinei Correia

Para Leneide Ferreira que trabalha na copa da Semede de Palmeira dos Índios, há dois anos, por dia ela prepara uma média de seis garrafas. “Quando a secretaria está com muito movimento chego a fazer até mais. O consumo é interno e externo”, explicou Leneide. 

Foto: Halcinei Correia

Diante do sabor apurado e os benefícios que o café oferece, não tem quem não se renda aos prazeres do grão. Renilda Pereira, secretária de Educação, não resiste a uma xicara para  “ Eu acredito que o café desperte muita criatividade, energia e entusiasmo para os  que apreciam diariamente. Faz muito bem, e assim como todo alimento, consumir com moderação”, disse Renilda Pereira, secretária de edu

E você conhece as propriedades do café? Vamos conhecer um pouco e saber os benefícios. Quando consumido até 4 vezes ao dia, aumenta a capacidade de concentração; e a cafeína, seu princípio ativo, evita a depressão e o mau humor. Uma pesquisa recente mostra também que beber pelo menos duas xícaras de café por dia pode aumentar a expectativa de vida dos consumidores em até dois anos. Tem mais: a borra do café, aquele pozinho que resta depois de coar a bebida, é um ótimo adubo.

 

Algumas curiosidades sobre o café

 

Quando consumido com moderação, o café pode ser um importante aliado para aumentar os níveis de concentração;

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (em primeiro lugar está a água);

A cafeína (nas doses certas) ajuda a evitar a depressão e o mau humor;

A borra de café pode ser usada como adubo para plantas;

Acredita-se que o café surgiu por volta do século IX, na Etiópia.

Dia Internacional do Café

A nível internacional, o Dia Internacional do Café é celebrado em 14 de abril em todo o mundo.