Juventude partidária invade interior de Alagoas

  • Redação
  • 02/05/2012 12:05
  • Política
Arquivo pessoal

Partidos perceberam importância de novos nomes na política e começam a garimpar novos valores como o santanense José Marques de Vasconcelos

Com o início do processo eleitoral já é possível notar em muitos partidos a busca pela renovação dos quadros pensando na ocupação de espaços em um futuro próximo. Para isto, muitas agremiações já estão percorrendo o Estado de Alagoas para fortalecer o setor da “juventude” dentro das siglas.

Em alguns casos – como ocorre, por exemplo, com o PMDB – há inclusive a formação de diretórios já angariando estas futuras lideranças. As forças jovens já se mostraram presentes no pleito de 2010, ainda que – de alguma forma – ligadas a políticos experientes e até mesmo a caciques alagoanos.
Mas, é inegável a ocupação de espaço por políticos entre 20 e 40 anos de idade. Na Câmara Federal, por exemplo, Alagoas tem Renan Filho (PMDB), Rui Palmeira (PSDB) e Rosinha da Adefal (PtdoB).

Na Assembleia Legislativa do Estado, o destaque tem sido o deputado estadual João Henrique Caldas (PTN), que mesmo sem ter chegado aos 30, e no primeiro mandato, tem feito pronunciamentos combativos e denúncias envolvendo o comportamento dos próprios pares. O próprio Caldas ressalta as mudanças na política e no perfil do eleitor, mostrando o quanto a juventude tem que estar antenada.

Apesar de ser um partido considerado pequeno, o PTN também aposta no universo jovem e já montou seu diretório para a formação destas novas alianças. A agremiação aposta em um resultado significativo já em 2012, quando entra para concorrer pelas vagas proporcionais da Câmara Municipal de Maceió. O diretório da juventude já possui inclusive comando: o estudante de Direito José Marques Vasconcelos, que é pré-candidato a uma das cadeiras da Casa.

Marques – que possui forte atuação nas redes sociais – destaca que não se pode mais fazer política como antigamente e que é preciso que os jovens se engajem para “mudar o cenário que está posto”. “Os caminhos são os cargos eletivos, pois é onde podemos ter voz e colocar importantes projetos para iniciarmos uma mudança nos quadros”.

O presidente da Juventude do PTN, José Marques Vasconcelos, salienta que a participação jovem não se resume apenas ao processo eleitoral, mas sobretudo à participação ativa na discussão de assuntos de relevância.

Recentemente, por meio de sua juventude, o PTN se fez presente no debate sobre o aumento da tarifa de ônibus na capital alagoana, na cobrança de maior transparência nos gastos do parlamento estadual, dentre outras questões. Se em partidos pequenos esta já começa a ser uma realidade, nas grandes agremiações – como o PMDB, PSDB, Democratas e outros – a estratégia é acirrada na busca pelas filiações de jovens atuantes.