Saiba mais sobre o Diabetes

  • Dra. Ariadine Barbosa de Barros, endocrinologista
  • 19/07/2012 12:55
  • Lamepi
Dra. Ariadine Barbosa de Barros, endocrinologista

     Em todo o mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento como o Brasil. Em 30 anos esse número deve chegar a 380 milhões, se nada for feito para diminuir esta progressão.

Além de garantir o bem-estar da população, a prevenção do diabetes também evitará uma sobrecarga nos serviços de saúde. O investimento em programas de educação gerará uma importante economia a longo prazo, bem como resultados na qualidade de vida das pessoas diabéticas e dos pacientes de alto risco.

O diabetes é uma doença que exige que o paciente tome conta de si mesmo. O trabalho do médico é fundamental, na medida em que este profissional é responsável por avaliar o paciente e decidir qual a melhor forma de tratamento, de forma individual e personalizada, bem como detectar eventuais complicações e corrigir hábitos inadequados. Entretanto, o agente mais importante no tratamento do diabetes é o próprio paciente. Quanto mais saudáveis forem os hábitos de vida do indivíduo - incluindo uma alimentação balanceada e um programa de atividades físicas regulares para manter o peso corporal dentro do ideal - maior sua chance de levar uma vida completa e saudável.


Por isso esteja sempre atento aos sintomas:

Urinar com freqüência, sede excessiva, fome exagerada, perda de peso, cansaço, falta de concentração e de interesse em atividades rotineiras, formigamentos ou dormências nas mãos e pés, visão embaçada, infecções freqüentes, feridas que não cicatrizam. Se você tem algum desses sintomas consulte o seu médico.


E observe os fatores de risco para Diabetes tipo 2:

Obesidade e sobrepeso, falta de atividade física, hábitos alimentares desfavoráveis (alimentação rica em gorduras, massas e doces), idade avançada, parentes diabéticos, mulheres que tiveram diabetes gestacional, mulheres com ovários policísticos, alguns grupos étnicos: asiáticos, hispânicos, indígenas e afro-descendentes.


Se você tem risco de desenvolver o Diabetes tipo 2, esteja sempre atento, consulte seu médico regularmente e realize seus exames!

LAMEPI - LABORATÓRIO DE ANÁLISES
MÉDICAS DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Rua: José Pinto de Barros, Nº 43 - Centro
Palmeira dos Índios –AL - (Próx. a Casa Museu Graciliano Ramos)
Tel: (082) 3421-2827
Fax: (082) 3421-3337
E-mail: [email protected]
Site: www.lamepi.com.br


POSTO DE COLETA SALUTE


Rua: Pedro Soares da Mota, 196 - São Cristóvão
Palmeira dos Índios – AL – (Próx. Ao INSS)
Fones: (0**82) 3429-4499
Site: www.salutepalmeira.com.br