Por que meu bebê deve fazer o Teste do Pezinho?

  • Redação
  • 18/07/2012 12:26
  • Lamepi

É um exame realizado a partir de gotinhas de sangue do bebê colhidas em papel filtro especial, nos primeiros dias após o seu nascimento.

Este exame é realizado em todo recém-nato de forma obrigatória para diagnosticar algumas doenças conforme determinação do Ministério da Saúde, cujo objetivo é identificar a possibilidade do bebê ser portador de alguma das doenças investigadas pelo programa público de saúde.

Este teste permite o diagnóstico precoce de diversas doenças que se apresentam geralmente assintomáticas no período neonatal, possibilitando o tratamento específico, diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis, como retardo mental, deficiências físicas e até mesmo a morte.

O meu bebê parece normal, mesmo assim ele precisa fazer o teste?

Muitas crianças com doenças metabólicas são provenientes de famílias sem história dessas condições.

Crianças aparentemente saudáveis ao nascimento podem levar até meses ou anos para manifestar os primeiros sintomas da doença.

Mesmo que você tenha outros filhos mais velhos, e estes estejam saudáveis, é aconselhável fazer o teste no seu bebê.

Considerando-se o conjunto de todos os exames do Teste do Pezinho disponíveis, a chance é de se descobrir uma criança doente a cada 700 ou 1000 crianças nascidas aparentemente normais, segundo relato de programas de triagem americanos e europeus.

Para prevenir danos irreversíveis, é importante que o diagnóstico seja precoce e que o tratamento com dieta ou medicamentos indicados por um profissional de saúde qualificado, seja iniciado o quanto antes.

Rua José Pinto de Barros, 43, Centro - Palmeita dos Índios/AL
Fone: 82 3421.2827 / Fax: 82 3421.3337
E-mail: [email protected]