15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

  • 15/06/2025 15:07
  • Notícias

 

 

 

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

 

 

A data foi inserida ao calendário nacional com o intuito de promover debates e ações acerca de um tema tão importante e que vem ganhando cada vez mais notoriedade na sociedade: a prevenção contra os diversos tipos de agressões sofridas pela população idosa

Dados coletados pelo Governo através do Disque 100 revelam que apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país. Os tipos de violência são os mais diversos e geralmente são praticados por aqueles que mais deveriam zelar pelo bem-estar dessa população.

De acordo com a Lei de nº 12.461, de 26 de julho de 2011, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Os fatores associados à violência geral foram idade, sexo, estado civil, nível de educação, renda, arranjo familiar, suporte social, solidão, transtorno mental, depressão, tentativa de suicídio, dependência para atividades da vida diária, função cognitiva, doenças crônicas, abuso de álcool ou drogas, entre outros. A identificação do abuso nem sempre é fácil de constatar por se tratar de algo que aconteça no ambiente familiar e muitas vezes as situações podem ser maquiadas. É preciso observar atentamente o comportamento do idoso e dos possíveis agressores, além de ser rápido ao tomar as providências para que a situação não se agrave. A falta de vontade de comer (ou recusa da comida) podem ser sinais de sofrimento emocional e abuso verbal, além de mudanças de humor e comportamento, higiene precária e hematomas ou machucados frequentes...

Estudos analisaram o perfil dos agressores dos idosos e os filhos foram elencados como sendo os principais agressores (72%), com prevalência do sexo masculino (62%) e faixa etária de 51 a 60 anos (37%). Os idosos agredidos eram predominantemente mulheres (72%), quase metade continham entre 81 a 90 anos, seguidos daqueles com 71 a 80 anos (39%).

É de extrema importância ressaltar que a pena prevista para quem comete crime contra o idoso é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa. Se o resultado do crime for lesão corporal grave, a pena aumenta para 1 a 4 anos de reclusão.

Entrevista com Sheila Mendes, Assistente Social da Associação Pestalozzi de Maceió

O que é o Junho Violeta?  

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. O período, é um convite de maior reflexão para que juntos possamos combater qualquer forma de violência contra as pessoas idosas.

Qual o objetivo da campanha nacional de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa?  

O objetivo da campanha é sensibilizar toda a sociedade para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa, evidenciando todos os tipos de violência e maus tratos que essa população vem sofrendo, em especial neste período pandêmico no qual foi registado um aumento expressivo do número de denúncias.

Quais são as ações que a Pestalozzi vem desenvolvendo durante o mês de junho em prol das pessoas idosas?

Todos os anos a Associação Pestalozzi implementa ações em alusão a este tema e este ano não será diferente. Além da divulgação nas redes sociais da Pestalozzi (IG e Facebook), com postagens educativas sobre a temática, será realizado também uma ação educativa na Praça do Centenário por meio de faixas e cartazes com frases reflexivas para os transeuntes sobre a responsabilidade de todos na proteção das pessoas idosas.

A Pestalozzi ainda realizará sessão de fotos artísticas, que foram elaboradas de forma teatral com alguns integrantes do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Novo Despertar, ilustrando formas de violência que será utilizado para exposição tanto nas redes sociais quanto no Maceió Shopping.

Qual a importância da campanha para os idosos alagoanos?

A campanha tem como finalidade despertar em toda a sociedade alagoana o combate à violência contra as pessoas idosas. O trabalho que está sendo realizado também é um reforço as ações implementadas pela Associação Pestalozzi de Maceió na garantia da dignidade, respeito e qualidade da vida da pessoa idosa.  

A violência a população idosa pode ser denunciada em quais canais?

Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa – (82) 3312 5934/ 98752 6289

CREAS  

Delegacia mais próxima,  

190 Polícia Militar (para risco eminente)

Disque 100 - Direitos Humanos