Hospital do Coração Alagoano completa um ano com mais de 16 mil atendimentos

  • 03/09/2023 10:47
  • Notícias

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, situado no bairro da Cidade Universitária, em Maceió, completa um ano de funcionamento neste sábado (2), e registra um total de 16.255 atendimentos, entre consultas, exames e procedimentos. O equipamento hospitalar, que foi construído e está sob a gerência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atende por meio do Sistema Estadual de Regulação (SisReg), onde a marcação de consultas e exames é realizada pelas secretarias municipais de Saúde e a transferência de pacientes se dá pela Central Estadual de Regulação de Leitos.

Apesar de muito nova, a unidade já se tornou referência em Alagoas na assistência cardiológica e, com isso, passou a ser de extrema importância para a população alagoana, que busca por atendimento para tratar das doenças cardiovasculares. Esse é o caso de Josival Souza, de 57 anos, que está internado há cerca de um mês no HC, onde já realizou vários tratamentos e procedimentos cirúrgicos. O último foi uma revascularização, a qual ele está se recuperando muito bem.

“Cheguei aqui no Hospital do Coração Alagoano dia 24 de julho. Já fiz um procedimento de revascularização, implantei quatro safenas e está tudo bem. Correu tudo maravilhosamente bem, graças a Deus. O atendimento aqui é maravilhoso, não tenho do que reclamar. Até banho de sol eu tomo aqui na enfermaria. Do faxineiro ao diretor, todos são muito educados e prestativos, bem como os enfermeiros também; o pessoal é 100%. Além disso, a comida é boa”, relatou Josival Souza, não escondendo a emoção pelo fato de ter a vida salva e estar recebendo assistência humanizada.  

 


O relato do paciente Josival Souza atesta que o investimento realizado na construção e manutenção do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene foi uma iniciativa correta, conforme enaltece o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. “O Hospital do Coração Alagoano foi a primeira unidade hospitalar inaugurada em nossa gestão à frente da Sesau. É motivo de orgulho constatar que ele chegou ao primeiro ano de funcionamento cumprindo com primazia o seu papel principal, que é salvar vidas. É um equipamento de saúde de excelência, com estrutura de primeiro mundo e cujos profissionais são extremamente comprometidos”, exalta o gestor da saúde estadual.

Cirurgias

Neste um ano de hospital, foram realizadas 474 cirurgias e procedimentos, sendo 235 colocações de marca-passo, 106 revascularizações do miocárdio, 69 trocas valvares e implantes de válvulas ou plastia valvares. A unidade hospitalar também realizou duas retiradas de tumores, duas correções de aneurismas de raiz de aorta, uma dissecção de aorta, um estudo eletrofisiológico, cinco janelas pericárdicas, quatro pericardiocenteses, e outros 49 procedimentos de menor complexidade.

Já no Serviço de Hemodinâmica, foram feitos 445 procedimentos, sendo 330 cateterismos, 102 angioplastias, 10 arteriografias e três embolizações. No Centro de Diagnóstico e Imagem e no Ambulatório de Cardiologia, foram feitos 15.336 exames, 3.334 consultas, 3.416 ressonâncias sem contraste, 745 tomografias sem contraste, 2.293 ecocardiogramas, 2.049 eletrocardiogramas, 142 holter, 393 testes ergométricos, 245 ultrassonografias, 54 MAPAs, 2.546 raios X e 119 telemetrias.

 

 Referência

O diretor do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, Otoni Veríssimo, destaca que a unidade tem o propósito de salvar vidas e ser referência para o país nos tratamentos cardiovasculares para a população alagoana. “É uma grande alegria estarmos comemorando um ano e constatarmos que diversas vidas foram salvas. Só no Serviço de Hemodinâmica tivemos 445 procedimentos. Esse número nos alegra muito, pois este equipamento passou a funcionar em junho e, por isso, são números que nos orgulham, porque, por trás deles, existem muitas histórias de vida, de lutas e de vitórias aqui”, ressalta.

Otoni Veríssimo ainda destaca que no Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, os profissionais lutam diariamente para que nenhum paciente sofra com a dor da desassistência. “Brigamos pela vida, pelas famílias, pelas pessoas. Alagoas promove uma verdadeira revolução no serviço público no que se refere à área cardiológica. Aqui nós temos toda a Alta Complexidade da cardiologia, onde o paciente entra e tem o seu acompanhamento integral, do ambulatório ao pós-cirúrgico”, salienta o diretor da unidade hospitalar.

 


A unidade

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene foi inaugurado no dia 2 de setembro de 2022. A unidade possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, 10 de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e pecuperação de pacientes no setor de radiologia, dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.