Cocadeiras da Massagueira vão receber capacitação para padronizar produtos

  • 20/08/2023 15:14
  • Notícias

Buscando promover as boas práticas e preservar a identidade cultural alagoana, o Sebrae, em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Fanut/Ufal) e a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marechal Deodoro, vai viabilizar ações com enfoque na padronização do processo de produção da cocada, doce considerado patrimônio imaterial de Alagoas, para a Associação dos Produtores de Cocada e Derivados da Massagueira.

“Padronizar a nossa cocada é um sonho que tentamos alcançar há muito tempo e que, através do Sebrae, poderemos realizar. Com essa parceria, sempre temos acesso a ações e capacitações que são muito importantes para garantir a melhor qualidade no nosso produto”, afirma Sidirleia Rocha, presidente da Associação dos Produtores de Cocada e Derivados da Massagueira.

A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de alimentos”, liderado pelas professoras de nutrição Gabriela Veiga e Ana Paula Bulhões e expandido em colaboração com o Sebrae Alagoas.

“Com essa parceria, pudemos incorporar novos produtos ao projeto, de acordo com as necessidades das cocadeiras, dentre eles a elaboração de ficha técnica e de tabela nutricional, e o estudo das receitas de cocada. Contaremos também com o apoio dos alunos da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, que são bolsistas do projeto, e dos acadêmicos de nutrição da Ufal para a execução dessas ações”, enfatiza Ana Paula.

O projeto vem para complementar outros trabalhos que o Sebrae vem realizando desde 2018 com as cocadeiras da Massagueira, que possuem um forte vínculo com a instituição. “Viabilizamos todo o processo de formalização dessas profissionais como MEIs e apoiamos o grupo na criação da Associação dos Produtores de Cocada e Derivados da Massagueira. Ainda implementamos diversas capacitações com foco nas boas práticas no decorrer desse tempo”, informa Amanda Pinto, analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas.

De acordo com a analista, esse trabalho em conjunto também vai beneficiar o turismo local, fortalecendo a experiência gastronômica e cultural de Marechal Deodoro e da região Caminhos das Águas. Além disso, o espaço Cocada Cultura, drive tradicional na Massagueira, fará parte do novo roteiro que está sendo criado pelo Sebrae Alagoas, denominado Rota do Coco.