A UFAL realiza um dos mais importantes eventos Literário do país. “A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é totalmente gratuita e a única do país planejada, promovida e realizada por uma universidade pública”. E, por mais tímida que possa parecer, em comparação às edições anteriores, esta 8ª Bienal do Livro em Alagoas – realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, tem um diferencial com uma programação diversificada e atrações de peso. Mas preciso dizer que senti a ausência dos Estandes das “maiores” editoras do país, como a Cultura, Saraiva, Nobre, Juspodivm, entre outras. Talvez seja um reflexo da crise econômica pela qual o país tem passado.
No site da Bienal encontramos algumas informações, dentre estas, as Principais Atividades, como “Livros que envolvem, leituras que libertam. O evento terá como tema o Bicentenário da Emancipação Política de Alagoas (1817-2017), que servirá como mote para refletirmos sobre nossa formação histórica e sobre a construção de uma consciência e de uma subjetividade permeadas pela lente da alagoanidade”. E é nesta busca e encontro de nossa Alagoanidade, que a Bienal se destaca. Cada sala, nos Auditórios “A” e “B” (com as salas Praia e Frutas), estão requintadas de DEBATES, DISCUSSÕES, APRESENTAÇÕES, SARAUS, DANÇAS, ENCENAÇÕES, numa imensa Miscelânea Cultural.
Quem quiser ver um pouco do que a 8ª Bienal tem para os curiosos, acessem o Link: https://www.youtube.com/watch?v=mekcBrWud3I (uma live que fiz, no primeiro dia de exposição), sobre os estandes e expositores. É bem “parcial”, tanto na abordagem – simplória e rápida – quanto na subjetividade, uma vez que em determinado momento, no Estande de Livros, HQs, Mangás, Miniaturas, Desenhos, etc., eu, todo besta, fiquei louco – adorei o Estande da Cultura Pop.
Estudantes da Educação de Base vão adorar. E os acadêmicos também. Pude comparecer numa Mesa Redonda, sobre o lançamento do Livro CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL: Perspectivas – na qual meus dois Professores e amigos, Aílton Júnior (Palmeirense e grande Professor de Direito Constitucional) e Juliana Dionísio (Arapiraquense e Professora de Criminologia), ambos Docentes na Faculdade CESMAC do Sertão, que integram como autores dessa obra. Foi um momento de ótimas reflexões sobre assunto tão importante para a sociedade brasileira... Parabéns Professores.
Outro acontecimento maravilhoso foi, ao encontrar o Professor/Poeta/Escritor Cosme Rogério Ferreira, ele falou do lançamento da ACADEMIA ALAGOANA DE LITERATURA DE CORDEL. Que maravilha, já estava na hora dos Cordelistas Alagoanos terem tal reconhecimento. E este foi só o primeiro dia do Evento e Exposições.
Acessem o link: http://bienaldolivroal.com.br/ e Vejam a Programação.