A Receita Federal alerta sobre falsa correspondência, enviada via Correios, a contribuintes. Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita, a carta sobre regularização de dados cadastrais que vêm sido entregue a residências, é um golpe.
Sendo enviadas para casas e por emails, o aviso informa sobre um chamado para a regularização no cadastro bancário, que pode levar a pessoa a constar na lista da malha fina. A orientação da Receita, é que quem receba essas cartas, as descartem e também não acessem ao link indicado na correspondência.
Eles também advertem que o único endereço eletrônico do Órgão, é seu site oficial: idg.receita.fazenda.gov.br. Especializado para fins de consulta, downloads de programas ou informações do Fisco Federal em seu site, os outros links divulgados estão sujeitos a vírus que podem ter acesso e roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.
No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).
Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato). Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.