O que é Cultura? A resposta é simples, mas ao mesmo tempo complexa. Cultura é tudo o que a humanidade faz...
E, na última sexta-feira do mês, dia 27 de janeiro de 2017, aconteceu a 1ª Edição do Projeto MÚSICA E ARTE NA PRAÇA. Idealizado pelo Musicista, Cantor e Compositor Ivancildo (Ivan), em parceria com o SindLojas de Palmeira dos Índios e apoiadores da Cultura popular da região. Numa noite agradável, a Praça do Skate (palco para os eventos mais democráticos da cidade), estiveram presentes, Radialistas, Comunicadores, Professores, Escritores, Músicos, Poetas, Contistas, Produtores Culturais, Coral, Pagodeiros, MCs, Artistas de Rua, Performances, Cineastas, Estudantes, Crianças e Adultos, para apreciarem, mas também se apresentarem – já que a proposta é que todos e todas sejam os verdadeiros protagonistas dessa evolução/revolução cultural da cidade.
A informalidade e a criatividade tomaram conta da Praça, que, lotada de pessoas nas arquibancadas, assistiam, apreciavam, cantavam, dançavam e, vez outra, também participavam. A ideia é aproveitar a Praça do Skate – que a população se apropriou – para que a Arte e as Manifestações Culturais, que são patrimônios da Humanidade, devam ser democratizadas e propagadas aos quatro cantos da terra.
Num primeiro momento, numa roda de conversa, a vida das personagens Culturais de Palmeira dos Índios, ou dos que, pela cidade passaram, também foi lembrada, como Jacinto Silva (que teve suas músicas, Coco do M e Coco Sincopado, cantadas na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016), a cantora Cremilda, o poeta Chico Pinto, Genário da Palmeirense, O Rei Momo da Cidade (Sr. Jorge, grande propagador da cultura local), bem como as bandas que nasceram em Palmeira dos Índios, Ariel Kalibam, Tropical Mania, Heróis de Isopor, entre outras, foram mencionadas.
Depois, a música, o Coco de Rodas, os versos, o hip-hop, o popular e o erudito, tomaram conta da Praça do Skate, inundando a cidade também, como o melhor que ela produz. Ainda teve a participação de artistas de outras cidades. Parabéns pelo projeto MÚSICA E ARTE NA PRAÇA, mais uma vez, vida inteligente pulsou em nossa cidade. ESPERAMOS QUE NOSSAS ÚLTIMAS SEXTAS-FEIRAS DE CADA MÊS SEJAM REPLETAS DE EXPRESSÕES CULTURAIS. E QUE POSSAMOS VER A ARTE E A CULTURA, NÃO SOMENTE COMO EXPRESSÕES REPRESENTATIVAS, MAS BUSQUEMOS FOMENTAR E PRODUZIR ARTÍSTICA E CULTURALMENTE.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.