OBS.: Desculpem a demora pela matéria, é que eu estava/estou acamado e só agora pude terminá-la...

Há 24 anos, um amigo meu, Cristiano Oliveira – das “Camisetas do Cris” – me apresentou o LP “V”, o quinto álbum da Legião Urbana. Eu já conhecia algumas de suas músicas – Monte Castelo, Que País É Esse?, Tempo Perdido, Será, entre outras... Contudo, aquela foi a primeira vez que eu pude ouvir, na íntegra, um disco da Banda... E me apaixonei pelas músicas Teatro dos Vampiros, Vento no Litoral e Metal Contra as Nuvens (esta última com 11 minutos de duração)... Lembro de ele ter falado que alguém tinha perguntado o seguinte: Qual a Maior Banda de Rock do Brasil? A resposta dele foi simples e direta: A Maior Banda é os Titãs (ela, na época, tinha oito componentes), mas a Melhor Banda do País é a LEGIÃO URBANA.

Eu fui envolvido, primeiro, pela Banda Engenheiros do Havaí, gosto da estrutura e da construção de suas letras e já fui a um de seus shows... Mas, sem dúvida alguma, as músicas que mais fazem parte de minha memória afetiva são as letras e músicas da Legião Urbana. E, como uma verdadeira Legião de Fãs, 20 anos após a morte de Renato Russo – líder e vocalista da banda – ainda vemos uma gama de jovens propagando seu legado.

A histórica turnê “Legião Urbana XXX Anos”, com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, chegou em Maceió no dia 21 de maio, no Estacionamento do Parque Shopping! E ficou na história... Milhares de Fãs compareceram, cantaram e se emocionaram... Por mais de duas horas, músicas como SERÁ, TEMPO PERDIDO, HÁ TEMPOS, AINDA É CEDO, ÍNDIOS, TEATRO DOS VAMPIROS, GERAÇÃO COCA-COLA, FAROESTE CABLOCO, PERFEIÇÃO, PAIS E FILHOS, QUE PAÍS É ESSE? Entre outras tantas, fizeram a alegria e mataram a ansiedade, já que a Banda nunca tinha tocado em Alagoas... Diz a lenda que, no início dos anos de 1990, com a turnê do seu sexto álbum, Alagoas estaria no roteiro da Banda, contudo, em função das posições políticas de Renato Russo, que se recusara a tocar num Ginásio que levava o nome de um ex-presidente da República – que acabara de ter seu impeachment votado... À época, não tivemos a Banda em nosso Estado.

Alguns, falando sobre essa nova turnê, em função da ausência de Renato Russo, chegaram a dizer que não iriam porque a Banda era, na verdade, Renato... O que dizer, então? Perderam um show histórico. Eu particularmente, nunca fui Fã de Renato Russo... Sou Fã de meus pais, da minha família, dos meus amigos e das pessoas que estão próximas a mim... Mas adoro boas músicas, eu me deleito com as músicas e as curto com muito apreço... E, as músicas da Legião Urbana, dentre tantas outras bandas, me deram algumas das mais belas canções de Rock que o Brasil já produziu... E sua importância histórica é imensurável... O próprio Cazuza, certa vez disse que, ao ouvir a música Que País É Esse? Pensou, também, é fazer uma música dessa natureza. Foi então que nasceu outro clássico do Rock, “Brasil”... Mas isto é uma outra história. Basta-nos dizer que, algumas músicas são tão impactantes que, não raro, ainda hoje, na nossa conjuntura atual, ecoam com força. Pois, O BRASIL VAI FICAR RICO, VAMOS FATURAR UM MILHÃO, QUANDO VENDERMOS TODAS AS ALMAS DOS NOSSOS ÍNDIOS – PRÉ-SAL, RIQUEZAS NATURAIS, PRIVATIZAÇÕES – NUM LEILÃO... QUE PAÍS É ESSE!?

"Vale ressaltar a falta de acessibilidade no espaço em que o Show foi realizado... Sem banheiros adaptados e com lugares acessíveis somente para Cadeirantes... Deixando muitas outras PESSOAS COM DEFICIÊNCIA em péssimas posições para desfrutar desse show histórico."

P.S.: QUE MATAR A SAUDADE DO SHOW E/OU SENTIR COMO FOI ESTE SHOW HISTÓRICO? Acesse Link do meu Canal e Assista aos vídeos de 11 dos Clássicos da Banda tocadas em Maceió... https://www.youtube.com/channel/UCj9dqV4X1MAyydhsEt8hCyw