Aconteceu hoje, no Centro de Treinamento Pio XXII, situado na Rua Manoel Gomes da Silva n 500, as 9h, do dia 02 de abril de 2016, a Fundação da ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS – ADEVIPI. Com a Homologação do Estatuto da ADEVPI, Eleição e Posse da primeira Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Administrativo.

Estiveram presentes, dezenas de pessoas, entre autoridades da Gestão Municipal, do Estado, da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios e da Sociedade Civil Organizada, além de vários interessados e Pessoas Com Deficiência.

Agora, a cidade tem mais uma instituição que lutará pela efetivação dos Direitos às Pessoas com Deficiência, na cidade. Pois, há exatos 20 anos, era fundada a ADEFIPI – Associação dos Deficientes Físicos de Palmeira dos Índios – cujo primeiro Presidente foi, à época, o estudante/cadeirante e hoje Professor e Participante do Projeto de ajuda Humanitário MÃOS QUE AJUDAM, Edmilson Sá. A luta por Acessibilidade e Inclusão Social não pode e não deve partir, tão somente, dos poderes públicos. Há, hoje em dia, uma necessidade imperiosa de a Sociedade em geral, se apoderar dessas iniciativas. E as Pessoas com Deficiência têm que estar na vanguarda dessa luta.

A ADEVIPI e sua diretoria buscam agora, ante os poderes públicos/privados, uma sede própria, para que, assim, os trabalhos e, principalmente, o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual possam receber um melhor acompanhamento e orientações para uma Inclusão Social real e imediata. Uma vez que, no ano em que a Lei Brasileira de Inclusão (O Estatuto da Pessoa com Deficiência) começou a vigorar, ganhamos mais uma instituição cuja função maior será a Luta e Defesa pelos Direitos às Pessoas com Deficiência.

Parabéns a Israel Dantas (Presidente da ADEVIPI), José Marques (Vice-Presidente), à Professora Claudevânia Mendonça (Secretária), Tiago Simplício (Tesoureiro) e aos demais membros diretores, bem como a todos(as) presentes nesta Assembleia, pela luta incansável e por mais uma conquista.