Aconteceu ontem, dia 16 de março de 2016, o I ENCONTRO ENTRE EDUCADORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, no Auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite. A Ministrante dessa Formação, Quitéria Barbosa da Costa (Coordenadora da Educação Especial) trouxe como temática a importância de uma EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA SALA DE AULA. Trouxe, como convidado especial, para dar um depoimento de vivência, tanto como aluno, quanto como professor, Edmilson Sá (Cadeirante), ativista e estudioso dos Direitos das Pessoas Com Deficiência da região.
Segundo Quitéria Barbosa, o objetivo do encontro é orientar os educadores das Salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) sobre ações que serão desenvolvidas no ano letivo de 2016, bem como direcionar a construção do Plano de Ação do AEE, proporcionando assim novas práticas pedagógicas que favoreçam o acesso, permanência e sucesso dos educandos no ambiente escolar.
Logo após, tivemos a oportunidade de construir coletivamente o Projeto “IDENTIDADE – SOMOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS”, fortalecendo assim a autoestima, o respeito às diferenças e o resgate da história de cada um.
No período da tarde, construímos materiais pedagógicos que favoreçam o aprimoramento da ação educativa, possibilitando o ensino e aprendizagem de nossos educandos com deficiência e/ou síndrome, destacando que as Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do Atendimento Educacional Especializado que tem como um dos principais objetivos prover condições de acesso, participação e aprendizagem dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e super dotação.
Destacamos que temos 12 Salas de Recursos Multifuncionais cadastradas no censo de 2015, sendo que 7 na área rural e 5 na área urbana. Algumas já receberam recursos do Ministério da Educação com o Projeto Escola Acessível, para que a escola possa reestruturar seu espaço físico como construção de rampas, alargamento de portas, adequação de banheiros. Bem como a compra de materiais como carteiras e cadeiras adequadas, cadeiras de rodas, bancada para computadores, ar condicionado, bebedouros, computadores, etc.
Em algumas destas salas já existem profissionais especializados tanto em Braille quanto em Libras, outros se encontram em processo de formação continuada tanto em Arapiraca como em Maceió. Pois, já temos 2 educandos com deficiência visual (perda total da visão) e que já estão alfabetizados em Braille, e estudam em salas regulares, sendo atendidos no contraturno na Sala de AEE da Esc. Municipal Mary Sampaio Caparica. Também já estamos fazendo o levantamento para diagnosticar os educandos com deficiência auditiva para que possamos encaminhar interprete em Libras e o acompanhamento nas Salas de AEE.
Espera-se que neste ano letivo de 2016 possamos abrir novas Salas de Recursos Multifuncionais, para que as unidades de ensino possam proporcionar aos seus educandos uma educação complementar ou suplementar aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
Destacamos a nova Lei nº 13.146, de julho de 2015, em seu cap. IV que trata do direito à educação.
Parabéns à Coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação. UM NOVO OLHAR E UM OLHAR NOVO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SE FAZ NECESSÁRIO. E QUANDO ESTE OLHAR CONTEMPLA, DESDE CEDO, NOSSAS CRIANÇAS, ENTÃO TEREMOS UMA NOVA CLASSE DE CIDADÃOS E CIDADÃS, AQUELES(AS) QUE OLHAM PARA O CORAÇÃO... PORQUE A DEFICIÊNCIA SÓ ESTÁ NOS OLHOS DOS QUE A VÊEM.