No último dia 11 de março o Programa de Ajuda Humanitária de “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” – Mãos que Ajudam – realizou a doação/entrega de 45 Cadeiras de Rodas para os pacientes da Associação dos Deficientes Físicos de Delmiro Gouveia (ADEFIDEG).
As doações fazem parte do programa Mãos que Ajudam, em atividade desde o início dos anos 2000, e que tem ajudado milhares de pessoas em todas as partes do mundo. Todos os anos são enviadas centenas de toneladas de alimentos, água potável, remédios, barracas e roupas para vários países atingidos por todo tipo de catástrofes. No Brasil, o programa de ajuda comunitária realiza, todos os anos, uma variedade de atividades, como reformas de Escolas, Praças, Limpeza de Praias, Doação de Kits para Gestantes, Doação de Sangue, Workshop para Armazenamento e Economia Doméstica e a Doação de Milhares de Cadeiras de Rodas, anualmente, por exemplo.
A cerimônia de entrega foi realizada na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Delmiro Gouveia (ADEFIDEG) e contou com a presença de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Pedro Galdino, Conselheiro na Presidência da Estaca Arapiraca e Responsável pelos Assuntos Públicos da Igreja, Edmilson Sá Diretor de Assuntos Públicos em Palmeira dos Índios, além do Jornalista Juliano Rodrigues da Editora Guia Mais, da Secretária Municipal de Assistência Social de Delmiro Gouveia, Alice Gabriela, da Presidente da ADEFIDEG Valfrânia de Souza, Benício Alves Vice-presidente da ADEFIDEG, José Sérgio Coordenador Administrativo da ADEFIDEG, Geovane Araújo, vice-presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Marcelino Moraes, representando o Poder Judiciário, além de mais de uma centena de Pessoas com Deficiência da cidade e circunscrição.
Durante a cerimônia, representantes da sociedade civil organizada e dos poderes públicos puderam falar da importância do projeto de Ajuda Humanitária Mãos que Ajudam. O Depoimento de Usuários (Geovane Araújo) e Pais (Marcelino Moraes) de Pessoas com Deficiência, deu-nos uma perspectiva da realidade local. E o sentimento de gratidão, estampado nos rostos dos cidadãos e cidadãs que – por não terem condições e/ou as políticas estatais não os contemplar – são vítimas de um processo de exclusão social que tolhe todas as perspectivas para uma vida social plena e digna, com o direito e ir e vir, pelo menos, assegurados. E, a alegria, para muitos – dentre os quais, crianças e adolescentes – que, pela primeira vez, puderam sentar numa Cadeira de Rodas, nova, confortável e adequada às especificidades de cada uma das Pessoas com Deficiência... Neste dia, um sentimento de gratidão, alegria e amor, imperou e pudemos testemunhar um dos milagres de Deus, nos dias atuais. O Conselheiro da Estaca Arapiraca, Pedro Galdino, falou sobre a importância de ajudar o próximo e explicou o papel da Igreja na sociedade. E do compromisso humanitário que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tem atualmente, bem como das muitas ações que poderão e vão se desenvolver naquela região. Além de proporcionar o bem-estar e conforto àqueles que estão aflitos e necessitam de amparo e proteção.
A Presidente da ADEFIDEG, Valfrânia de Souza, enalteceu o papel de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias no Projeto Mãos que Ajudam – em off, ela indagou do porque a Igreja ainda não tinha sede em Delmiro Gouveia. Relatou ainda a importância dessa parceria e em fortalece-la, ampliando ainda mais sua abrangência. São mais de Mil associados. Agradeceu a todos os Associados pelo empenho e luta na busca da defesa e dos direitos às Pessoas com Deficiência.
Como Cadeirante há 22 anos, eu, Edmilson Sá, falei que a "A MAIOR DEFICIÊNCIA, NÃO É FÍSICA, MENTAL, AUDITIVA OU VISUAL... A MAIOR DEFICIÊNCIA É A ESTATAL. DÊEM-NOS ACESSIBILIDADE E MOVEREMOS O MUNDO. NÓS PODEMOS FAZER TUDO!” Uma vez que, na maioria das vezes, as “deficiências” estão nos olhos daqueles que enxergam, é preciso reaprendermos e ver as Pessoas com Deficiência como Cidadãos e Cidadãs, precisamos olhar para o coração... Então, não mais haverá o que distingue as Pessoas com Deficiência, das que não as têm.”Ainda vivemos num mundo em que as aparências, e não as pessoas, é o que mais importa. E como foi gratificante ver, várias mães de jovens lindos cadeirantes, perceberem que o “problema/deficiência” se é que ele existe, não é e não pode ser um empecilho para o crescimento e desenvolvimento físico, social e educacional. As Pessoas com Deficiência precisam ocupar espaços sociais. Uma vez que, só sabe o que é melhor para um Cadeirante – se você é um cadeirante. É preciso viver como uma Pessoa com Deficiência, para sentir e perceber o que, de fato, é o melhor para cada uma. NADA PARA NÓS, SEM NÓS.
O Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Thomas S. Monson, declarou: “Há Mais Necessidade Em Doar Do Que Em Receber”. E, “O Espírito Se Alegra Com o Que Recebe; o Coração, Com o Que Dá.”
MÃOS QUE AJUDAM é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, estendendo a mão a quem precisa. Em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, levamos alento aos menos favorecidos em asilos, orfanatos, creches, ruas e onde houver necessidade. Por meio de serviço altruísta, doamos parte do nosso tempo para levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo. Estamos sempre prontos para ajudar a limpar, reformar e fazer a manutenção de escolas e outros lugares públicos, preservar o meio ambiente, apoiar campanhas comunitárias e participar de projetos que visem a conservar o bem coletivo.
Se você também quer servir, junte-se a nós. O exemplo é capaz de mobilizar aqueles que as palavras não convencem. Ensine o homem a amar, todos têm esse dom.
Mãos que Ajudam. ” Vinde, e vede.” (João 1:39,46)
http://www.maosqueajudam.org.br/