Toda virada de ano é apreciada por bilhões de pessoas no mundo inteiro. E as expectativas de um ANO NOVO sempre são carregadas de ESPERANÇA, NOVIDADES, CONQUISTAS, MUITA PAZ E, PORQUE NÃO, DINHEIRO NO BOLSO TAMBÉM? São os votos mais sinceros de qualquer povo. O que, no entanto, para boa parte da NAÇÃO BRASILEIRA, vai ser um pouco mais difícil: A CRISE (que vem se arrastando já há alguns anos), não para de aumentar. O BAIXO CRESCIMENTO ECONÔMICO (na verdade, desde 2015 o Brasil não cresce, mas encolhe), é uma realidade. OS CORTES NO ORÇAMENTO (ano passado fora anunciado os cortes de 9 bilhões na Educação e 13 bilhões na Saúde, fora segurança, entre outros. E, para finalizar, começamos, mais um ano, com os IMPOSTOS, TAXAS E PREÇOS AUMENTANDO consideravelmente.

Diante desses poucos exemplos, a pergunta a ser feita é: o que e como devemos encarar 2016? Com a alegria do CARNAVAL? Pois, às vésperas do entrudo, cada vez menos os problemas sociais terão espaço nas mídias nacionais – restando aos espaços das redes sociais – os desabafos e críticas.

Vale lembrar que, politicamente, O Carnaval é, há muito tempo, Uma perfeita forma de dominação autoritária: "Uma perfeita forma de dominação autoritária, a “felicidade”. Mas é interessante como ainda se insiste em criticar a Bahia (o Carnaval num todo)... É claro que é só inveja da “genialidade” do projeto baiano... Enquanto o resto do mundo se força para controlar as massas, seja pelo capitalismo, socialismo, a guerra, a evolução, até o consumo; eles não... Eles só fazem o suficiente para gerar “felicidade”... Mantém todo mundo pobre, coloca o som pra tocar e pronto!... ...Tudo bem que eles sejam gênios, mas por que os que não querem ser “felizes” são obrigados a participar? Se todo mundo prefere ficar “feliz”, por que a gente não desiste de vez da bandeira da “Ordem e Progresso” e assume definitivamente essa ficção barata da “felicidade Moribunda”, podre, mijada? Essa imagem aprimorada, enlatada, que é boa para todo mundo - menos para nós." (Sérgio Bianchi, Cronicamente Inviável, 2000)

No mundo inteiro o PETRÓLEO baixou – de 100 dólares o barril, para 20$ apenas - e aqui, só aqui, o combustível aumenta. E sabe o que não dá para aceitar mais? É aquela velha falácia de anos atrás: DE QUE O BRASIL É AUTOSSUFICIENTE não precisando comprar PETRÓLEO de nenhum outro país. Penso que, se voltássemos a comprar PETRÓLEO no exterior, a Gasolina baixaria. Mas, e o PRÉ-SAL? Isso tudo é inviável. Sou apenas um cidadão com meus devaneios e meu inconformismo. Bem, os resultados estão aí. TUDO aumentando e, agora, vamos ter "Duas (02) tonalidades de VERMELHO, na conta de Luz".

Como declarou o repórter William Waack: O GOVERNO QUER JOGAR AS CONTAS DOS PRÓPRIOS ERROS NAS COSTAS DA SOCIEDADE. Foram, pelo menos, 30 bilhões de reais, gastos – dos COFRES PÚBLICOS – na “Copa das Copas” em 2014. E, até às OLIMPÍADAS RIO 2016, mais uns 40 bilhões. Essas cifras, se somadas, cobririam o ROMBO nos cofres públicos. QUANTOS TONS A MAIS DE VERMELHO, TEREMOS QUE ENGOLIR, ENQUANTO ASSISTIMOS, INERTES – 7 Milhões de Estudantes fazerem o ENEM, mas apenas 6% conseguirem uma vaga nas UNIVERSIDADES PÚBLICAS? Ou ASSISTIRMOS PACIENTES MORREREM na porta do SUS, por conta do descaso, na SAÚDE PÚBLICA? Como vivemos no PAÍS DO CARNAVAL, literalmente, talvez seja por isso que incorporamos ESSA FELICIDADE MORIBUNDA, e nos alegramos passivamente, com nossa condição e IGNORÂNCIA?

Ao mesmo tempo, é fácil criticar quem está no “comando”, quando esquecemos que somos nós, o POVO, quem está no comando. Somos os MANDANTES e nossos representantes, os MANDATÁRIOS. Como disposto no Art. 1º, Parágrafo único, da Constituição Federal de 88: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. QUANDO COMEÇARMOS A FAZER MAIS QUE SIMPLESMENTE CRITICAR, TALVEZ COMECEMOS A MUDAR MAIS. POIS, COM O LITRO DE GASOLINA A QUATRO (4) REAIS, ALTA NOS IMPOSTOS E TAXAS, NOS ALIMENTOS, NOS SERVIÇOS, NOS MEDICAMENTOS. ESTAMOS VENDO O QUE ACONTECE QUANDO TEMOS MENOS SAÚDE E EDUCAÇÃO. EM CONTRAPARTIDA, VEMOS MAIS COPAS E OLIMPÍADAS. Contudo, AS MANIFESTAÇÕES E PROTESTOS, PELO BRASIL À FORA, FORAM CONTRA OS TRINTA (30) CENTAVOS A MAIS, NOS TRANSPORTES URBANOS, apenas.

Sou a favor sim, das manifestações, sejam elas quais forem, pois PROVÉM de um Estado Democrático de Direito. MAS ACREDITO QUE PODERÍAMOS CONQUISTAR MAIS E MUDAR MAIS, SE, PARTICIPARMOS MAIS, ACOMPANHARMOS MAIS, DELIBERARMOS MAIS, DISCUTIRMOS MAIS, COBRARMOS MAIS, DE ESTUDARMOS MAIS TAMBÉM... AS CONTAS – QUE ESTÃO SOBRE AS COSTAS DA SOCIEDADE – É UM FARDO DIFÍCIL DE SUPORTAR, MAS É O PREÇO A PAGAR, POR NEGLIGENCIARMOS NOSSO PAPEL, NESTA MESMA SOCIDADE. Em vez de FAZER apologias ou criticar PARTIDOS/GOVERNOS, prefiro ESTAR EM CONSTANTE FORMAÇÃO E FAZER UMA CRÍTICA SOBRE A MINHA PRÁTICA (Paulo Freire). MUDAR E MOLDAR O MEU INTERIOR, PARA, ASSIM, PARTICIPAR, DAS MUDANÇAS EXTERIORES.

A Liga - massa - de Toda e Qualquer REVOLUÇÃO é o SANGUE... QUE TAL REVOLUCIONAR a Nós Mesmos, Primeiro?