Autossuficiência é uma Condição de Independência Econômica. O Centro de Autossuficiência da Estaca Arapiraca, tem o propósito de auxiliar os membros de A Igreja de JESUS CRISTO dos Santos dos Últimos Dias, no interior de Alagoas. E tem a Missão de Proporcionar autossuficiência por meio da Educação, Emprego e Negócios Próprios.

Um dos objetivos do Curso de Autossuficiência Profissional é ajudar as pessoas a alcançar suas metas profissionais. O curso está aberto à comunidade e estará sendo ministrado, todas as terças-feiras às 19:00 horas, na Capela de A Igreja de JESUS CRISTO dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Av. Alemanha, nº 295, Jardim Brasil, em Palmeira dos Índios. Sendo gratuito para Membros/irmãos da Igreja, estendendo-se, também, a quaisquer pessoas que estiverem interessadas em melhorar seus conhecimentos, bem como aprimorar e enriquecer seu CURRÍCULO profissional. O Curso dá direito a Certificado – reconhecido em todo o território nacional.

Para A Igreja de JESUS CRISTO dos Santos dos Últimos Dias – também conhecida popularmente como Igreja MÓRMON – a AUTOSSUFICIÊNCIA faz parte de sua Fé – é um Mandamento. De acordo com os Princípios de Autossuficiência, O Senhor declarou: “É meu propósito suprir a meus santos” D&C 104:15. Isto é, AS PESSOAS NO MUNDO INTEIRO PODEM E DEVEM SER AUTOSSUFICIENTES, TANTO ESPIRITUAIS QUANTO FÍSICA-MATERIAIS. E NÃO ESTARÃO SOZINHAS NESSA CAMINHADA.
 
Neste Curso, as pessoas aprenderão como se tornarem independentes financeiramente, através dos seguintes requisitos/procedimentos:
“Os participantes irão avaliar seus talentos, interesses e valores; estabelecer metas e desenvolver um plano para alcançar essas metas. Seu plano individual pode incluir metas de emprego, educação ou negócio próprio. Desenvolverão os recursos de que precisam para atingir suas metas. Ensinando-os a encontrar possibilidades de emprego, financiamento para estudos ou negócio próprio e outros serviços na comunidade. Aprenderão a utilizar os recursos que identificou. O curso irá ensiná-los a causar uma impressão marcante nas entrevistas e como se apresentar bem ao escrever. Por fim, aprenderão a negociar, crescer em seu novo cargo e progredir na carreira profissional. ” (Fonte lds.org)

Lá, as pessoas são apresentadas aos Grupos de Autossuficiência, que funciona como um conselho e é diferente da maioria das aulas, das lições ou dos cursos da Igreja. Não há professores ou treinadores. Em vez disso, um facilitador orienta os membros/participantes a se aconselharem mutuamente, a aprenderem juntos, a ajudarem-se uns aos outros, a se comprometerem a agir de acordo com o que estão aprendendo e também atribui as responsabilidades para esses compromissos. Esse processo de mentoria e de aconselhamento de grupo, juntamente com os livros e os vídeos, cria um ambiente de aprendizado dinâmico que fortalece cada membro em seu desenvolvimento de uma vida autossuficiente.

Segundo o Coordenador do Centro de Autossuficiência de Arapiraca - Armando da Silva Leopoldino - e dá apoio às cidades de Palmeira dos Índios e Penedo: 

Um dos objetivos da Igreja é proporcionar Autossuficiência para seus membros. Pensando nisso, a Igreja criou, em 2014, o Centro de Autossuficiência – que atua com entidades locais e regionais, na Igreja, para auxiliar os membros. Na busca de Autossuficiência em três áreas: Busca por Emprego, Melhorar a Educação e também, iniciar ou Melhorar o Negócio Próprio. Então a Igreja Trabalha em parceria com entidades da sociedade, como o SENAC, SEBRAE, SINE, SENAI; também com Escolas e Faculdades Particulares. Com Empresas locais como parceiros, uma vez que as Empresas buscam pessoas qualificadas e nós buscamos fornecer mão de obra de qualidade. Pensando nisso, a Igreja Criou os Grupos de Autossuficiência, que são três: Iniciar ou Melhorar o Negócio – nos quais os membros do grupo aprendem a criar ou a melhorar o Negócio, praticando Princípios chaves de Gestão de Negócios Próprios, como Registro, Marketing e Gerenciamento de Caixa. Existe o Grupo Minha Busca por Emprego – nos quais os participantes identificam boas oportunidades de emprego e praticam o uso de redes de contatos, apresentando-se de modo eficaz, preparando-se para responder as perguntas das entrevistas e atuando de modo exemplar no emprego. E existe o Grupo Educação para um Emprego Melhor – onde os participantes identificam o emprego preferencial ou as habilidades que vão ajuda-los a tornarem-se Autossuficientes, selecionam Escolas ou um Programa Preferencial que conduza a esse emprego. Os membros do grupo também se preparam para solicitarem o Empréstimo do Fundo Perpétuo para a Educação (FPE), se for necessário. O Fundo Perpétuo para a Educação é um fundo semelhante ao FIES, só que funciona somente para os Membros da Igreja.

Para nós, a Autossuficiência, é um Mandamento. É fundamental para que os seus membros possam estar bem. A Autossuficiência é a capacidade, o compromisso e o esforço de suprir as necessidades vitais, de nós mesmos e as necessidades de nossa família. Deus nos incentiva a tornar-nos mais Autossuficientes. A fim de termos uma vida mais feliz e mais plena. Ao nos tornarmos autossuficientes, estaremos mais bem preparados para sobrepujar provações, como: perda de rendimento, deficiência física, desastres naturais; sem tornar-nos tão dependentes de outras pessoas. Também seremos mais capazes de cuidar de outras pessoas necessitadas.”

A semente já foi plantada, com o primeiro momento do Curso, realizado neste domingo, dia 18 de outubro de 2015. Aonde, dezenas de pessoas, realizaram atividades, num passo-a-passo, apresentado, de maneira didática, prática e interativa, de como e, com a ajuda do Senhor, as pessoas podem ter sucesso profissional. Parabéns por mais uma iniciativa empreendedora, que busca mais que formar e profissionalizar os cidadãos da região, mas também, dar-lhes as oportunidades para que possam, por eles mesmos, conseguirem a tão almejada, desejada AUTOSSUFICIÊNCIA.