As homenagens foram todas pertinentes e mais que merecidas. Helenildo Ribeiro – o 1º Promotor de Justiça de Alagoas, formado pelo CESMAC – Foi Prefeito de Palmeira dos Índios e Deputado Federal por Alagoas. Ele teve uma carreira brilhante. De origem humilde, sua ascensão – através dos estudos e de seu carisma como político, já lhe garantiria um lugar na história de Palmeira dos Índios. Mas ele fez mais, muito mais... “Lembro, quando votei pela 1ª, em 1992... Os rumos a que Palmeira tomou, no tocante à Educação... Vieram para esta cidade, o antigo CEFET (hoje IFAL), a FUNESA (hoje UNEAL), o CESMAC e até a UFAL, teve sua vinda à Palmeira dos Índios, influenciada Por Helenildo Ribeiro...” É dele, também, a construção da maior Escola Municipal da cidade, Marinete Neves. Até a Associação das Pessoas Com Deficiência – enquanto teve sede – se estruturou em sua gestão. Seja direta ou indiretamente, como Polo Educacional, Palmeira dos Índios deve muito a este cidadão, ora aqui, homenageado.

A Faculdade CESMAC do Sertão tem papel preponderante para nossa região. Incluem-se aí, pelo menos 34 cidades em Alagoas, além de três (3) outros Estados. Hoje com Cursos de Graduação em Enfermagem, Administração e Direito. E, para surpresa de muitos, FORA ANUNCIADO, PELO ATUAL PREFEITO, JAMES RIBEIRO – FILHO DE HELENILDO RIBEIRO – A CHEGADA DO CURSO DE MEDICINA, PARA ESTA INSTITUIÇÃO. Já se sabia, extraoficialmente, mas o anúncio feito hoje denotou o impacto positivo que a Faculdade CESMAC do Sertão está causando nessa região.

Com uma Cerimônia cheia de convidados e autoridades, ligadas, principalmente às áreas do Direito. Tribunal de Justiça, Ministério Público, OAB, Igrejas, Câmara de Vereadores, entre outras Instituições, todas muito bem representadas. A começar pelo Presidente do CESMAC Dr. João Sampaio, que enalteceu a figura do homenageado – Helenildo Ribeiro. A construção de um Prédio – moderno e imponente – e o empenho da Prefeitura por sua construção. O Prefeito James Ribeiro refletiu o papel de Palmeira dos Índios – quando a cidade aglutinava grandes Instituições de Educação de Base, apenas. E que hoje, o quadro se reverteu, uma vez que a cidade comporta várias Instituições de grande porte, como Ensino Técnico e Médio da Melhor Qualidade, Universidades Públicas e Privadas. Fazendo com que Palmeira dos Índios não tenha que ver, como no passado, seus filhos tendo que sair da cidade, em busca de novas – Educação – oportunidades. O tom de sua fala era de emoção. O Presidente do Tribunal de Justiça, Washington Luiz relembrou de quando fora estudante de Direito, junto com Helenildo Ribeiro, e do caminho político pelo qual Helenildo optou. E que o CESMAC é o maior parceiro da Justiça, no âmbito de Alagoas. A Professora e Diretora da Faculdade CESMAC do Sertão, Damares Teixeira Novaes – visivelmente emocionada – falou da trajetória da Faculdade CESMAC do Sertão em Palmeira dos Índios. Das conquistas e do progresso que o CESMAC proporcionou e do quanto esta Instituição tem a oferecer. Lembrou a todos do aniversário de Helenildo Ribeiro, neste dia de Inauguração. E do quanto uma equipe unida – a equipe CESMAC do Sertão – pode e faz a diferença.

O Prédio é imponente. Uma grande construção. Elevador, piso sem obstáculos. Mas que ainda necessita de ACESSIBILIDADE. Pois, o mesmo não tem, sequer, uma rampa de acesso à calçada do Prédio – obrigando CADEIRANTES, entre outros com dificuldade na locomoção, a andarem dezenas de metros em meio aos carros, numa rua movimentada, até encontrar uma parte mais baixa para adentrar às dependências da Instituição. Falta também o Piso Tátil – essencial para as Pessoas com Deficiência Visual. Necessário, portanto, é fazer essa referência, porque ACESSIBILIDADE NÃO É PRIVILÉGIO, MAS NECESSIDADE. É NÃO TER QUE PEDIR AJUDA PARA ENTRAR E/OU SAIR. É TER O DIREITO DE IR E VIR, MAS SEM ÓBICES. POIS É NA ACESSIBILIDADE E NA SUA GARANTIA, QUE A IGUALDADE REAL, DE OPORTUNIDADES E DE DIREITOS, SÃO UMA REALIDADE.

Quero deixar claro que não é minha intenção criticar tal instituição. Pois é notório que todas as construções, hoje em dia, têm o DEVER de estarem de acordo com a Norma ABNT NBR 9050/2004.  Todavia, imaginem, todos os dias, chegar num prédio em que todos podem ir e vir, mas a você foi negado este direito. E o que mais ouvimos é: NÓS VAMOS RESOLVER. Convido-os a tentar – por alguns instantes – sentar numa CADEIRA DE RODAS e entrar por onde não há RAMPAS de acesso, subir ou descer rampas com inclinação elevada. Tentar usar um banheiro, mas não poder fechar a porta. MINHA INTENÇÃO NÃO FOI CRITICAR, FOI ALERTAR. E FAZER USO DOS MEUS DIREITOS – TUDO AQUILO QUE TENHO APRENDIDO NO CURSO DE DIREITO – SENDO UM VERDADEIRO OPERADOR DO DIREITO. Tenho certeza que, em breve, todos os ÓBICES serão removidos, pois é o que todos da Faculdade CESMAC do Sertão desejam. Se houve falhas ou negligência, cabe aos técnicos serem responsabilizados. E tenho certeza que a Direção já está providenciando uma ACESSIBILIDADE real e irrestrita.
 
Outro fator que chamou-nos a atenção, foi a ausência de muitos Professores daquela Casa. Assim como dos Estudantes. Dos Centros Acadêmicos e seus representantes. O PRÉDIO ESTÁ PARA SERVIR AO EDUCANDO, MAS ELE, O ACADÊMICO, O USUÁRIO-MOR DESSA FACULDADE, FOI O MENOS REPRESENTADO. E NESTA INAUGURAÇÃO DERAM-LHES POUCA VEZ E NENHUMA VOZ.

No Cerimonial, o clima foi de companheirismo e fraternidade. A Placa foi posta à mostra. Um sinal do empenho daqueles que direta e indiretamente contribuíram para sua concretização. Uma Instituição que tem um papel social fundamental em Alagoas. E, ao que parece, ainda tem muito a oferecer à Sociedade Palmeirense e regiões adjacentes. Parabéns Faculdade CESMAC do Sertão.