No último dia 17 de setembro, aconteceu a 5ª Edição do Concurso Jovem Escritor, no auditório, literalmente lotado, do IFAL Palmeira dos Índios. Que nesta edição fez homenagem ao escritor Ricardo Ramos – e contando com a presença de Ricardo Ramos Filho. Tal evento, não só fomenta o amor à Leitura, à Escrita e às mais variadas produções artísticas, como proporciona momentos ímpares – o contato com Escritores e Escritoras, Compositores, Contistas, Poetas, consagrados. Mais que um evento cultural, o Concurso JOVEM ESCRITOR, mantém uma relação orgânica com nossa juventude que, não raro, anda tão carente e precisa, tão somente, de espaços e ações que os possibilitem galgar cada vez mais alto, os degraus para o mundo da Literatura.
“Alice estava começando a ficar muito cansada de estar sentada ao lado da irmã na ribanceira, e de não ter nada que fazer; espiara uma ou duas vezes o livro que estava lendo, mas não tinha figuras nem diálogos, “e de que serve um livro”, pensou Alice, “sem figuras nem diálogos?”. Foi com esse trecho, do clássico de Lewis Carroll, que neste ano fez 150 anos, que o Escritor Ricardo Ramos Filho, filho do Escritor Ricardo Ramos e neto de Graciliano Ramos, que o 5º Concurso Jovem Escritor teve início. Com uma palestra primorosa, não só pela presença de tão prestigiado nome, mas por ser, ele mesmo, Ricardo Ramos Filho, um Escritor de sucesso, como em suas próprias palavras “segui um caminho diferente de meu pai e meu avô, quando enveredei pela Literatura Infantil e Juvenil”, não precisando ficar à sombra de seus ascendentes. Ele falou sobre "Leitura, Literatura Infantil, Juvenil e Formação de Leitores" e foi ovacionado manhã e tarde, neste que já é o maior Evento de Produção Literária da região.
Depois da Palestra de Ricardo Ramos Filho, abriu-se espaço para intervenções e perguntas das mais variadas... Estudantes, Jovens Escritores, Poetas, Índios Cantores, Acadêmicos - a APALCA estava lá, pois, além da sempre presente Presidente Isvânia Marques, que fez belas intervenções e uma Homenagem, entregando o Troféu dos 15 anos da Academia Palmeirense de Letras Ciências e Artes, outros Acadêmicos e colaboradores, enriqueceram o debate.
Idealizado e produzido pelo CLUBE DE LEITURA PASSARINHAR, que tem como Coordenadora a Professora Mestra VANUZIA AMORIM, além da colaboração de tantos outros professores, o Concurso Jovem Escritor já presenteou dezenas de jovens estudantes, principiantes, com incentivos dos mais variados, como viagens para Bienais, Feiras Internacionais de Livros, além de Livros e Mais Livros... Mas, talvez e, talvez não estejamos errados, neste comentário, O QUE DE MAIS SENSACIONAL E DE GRANDE REPERCUSSÃO NA VIDA DOS JOVENS ESCRITORES É PROPORCIONAR-LHES UM PROTAGONISMO CRIATIVO, ESPONTÂNEO E UM SENSO DE CRITICIDADE MARAVILHOSO...
"À História, cabe-lhe, principalmente, narrar os fatos, refletir sobre o Como? Por quê? E Para quê? Dos acontecimentos históricos... Mas à História se restringe à vida passada e presente, não ao futuro... Podemos racionalizar, mas não prevemos o futuro... Contudo, temos a Literatura para salvar-nos desse abismo. Ela não só nos conta do nosso Passado, Presente, mas também dá conta do Futuro... Pois, o que seria de nós sem a Ficção Científica? Os Contos, as Poesias, as Crônicas os Artigos de Opinião... E as Prosas proféticas de Escritores que visualizaram nosso futuro e escreveram sobre ele – Kafka, Júlio Verne, H. G. Wells, George Orwell, Aldous Huxley, Anthony Burgess, entre outros – que, tão grandes contribuições nos legaram e nos permitem vislumbrar, o que ainda estar por vir..."
Ao final do evento, uma Roda de Conversa, em que Jovens Escritores, Poetas, Cineastas, puderam enriquecer aos que estavam presentes, com intervenções obrigatórias, aos amantes da Literatura. Teve música ao vivo... Sorteio de Kits de Livros entre os presentes... Por último, as Premiações para os Primeiros Lugares nesta 5ª Edição do Concurso Jovem Escritor... Parabéns a todas e a todos que, direta ou indiretamente, nos proporcionaram tão grande acontecimento. E que possamos PASSARINHAR cada vez mais e melhor...