Tom tem 26 anos. Ele é virgem. Nunca se apaixonou. E é pouco provável que isso mude um dia.
Ele não gosta de tocar outras pessoas e acha algumas músicas 'sentimentais' demais. Cenas de sexo em filmes são uma interrupção 'sem sentido' na trama.
"Eu fui criado no esquema tradicional de 'você não pode fazer sexo antes do casamento'", ele conta.
E foi somente quando tinha 22 anos que Tom percebeu que era o que chama de 'um não-romântico assexuado". Um assexuado é alguém que não sente atração sexual.
Tom diz que ser 'não-romântico' significa que ele nunca se apaixonou por ninguém – nem espera que isso vá acontecer um dia.
"Se você pensa em orientação sexual como algo que define 'com quem você vai querer fazer sexo', a orientação romântica define por quem você vai se apaixonar", explica.
"Pelo que eu sei sobre isso, apaixonar-se por alguém não é algo muito prazeroso – me parece que seria um pouco estranho", diz.
O termo assexuado não é comum, mas já até ficou famoso ao ser usado para caracterizar um político britânico no passado. O antigo primeiro-ministro do Reino Unido Edward Heath, falecido em 2005, já foi descrito como um "completo assexuado" por um amigo próximo depois de ter sido acusado de ter cometido abuso sexual no passado.
O amigo disse que "nunca havia percebido um sinal de sexualidade em Heath, seja com mulheres, homens ou crianças."
Não é uma palavra que todos entendem, e Tom diz que isso torna a situação ainda mais difícil para ser assumida.
"Minha família não entende e eles não querem falar sobre isso, mas alguns dos meus amigos sabem."