O diabetes é uma doença crônica que atinge 13 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Por exigir uma dieta restritiva, gera dúvidas, inclusive, entre os diabéticos e, consequentemente, alguns mitos circulam entre a população. Informações equivocadas chegam a atrapalhar os cuidados que os pacientes precisam ter rotineiramente.

Alex Leite, coordenador da equipe de endocrinologia das unidades Itaim e Morumbi do Hospital São Luiz, em São Paulo, esclarece seis mitos sobre a doença:

Não comer doce evita o diabetes - a alegação não está correta, pois existem outros tipos de alimentos – como pães, massas e raízes – que se transformam em açúcar no sangue, contribuindo para o aparecimento da doença.

Diabético pode consumir mel e caldo de cana sem problemas - é um mito também. Esses alimentos são ricos em açúcar e podem atrapalhar o controle da glicemia.

A aplicação de insulina causa dependência química - esta afirmação não é verdadeira, pois quando o paciente precisa de insulina com frequência, ele é não é viciado, e sim deficiente na produção deste hormônio.

A fruta é um alimento liberado para o diabético - a afirmativa é falsa. O consumo de frutas deve ser controlado, pois elas contêm um açúcar chamado frutose, que pode contribuir para o descontrole da glicemia.

Canela controla o diabetes - é um mito. Ela pode trazer alguns benefícios no controle glicêmico, mas não substitui a dieta, uso de medicamento e acompanhamento médico.

O diabético está proibido de ingerir bebida alcoólica - não é bem assim. O diabético pode consumir bebidas alcóolicas com moderação e se o médico autorizar.