“São os indivíduos que lembram, no sentido literal, físico, mas são os grupos sociais que determinam o que é "memorável", e também como será lembrado” (Peter Burke)
A Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (APALCA), fundada em 21 de junho de 2000. Tem prestado contínuo e importante papel, não só à Cultura e Sociedade local, uma vez que ultrapassou as fronteiras geográficas de nosso município. A APALCA mantém estreitas relações com as demais Academias Alagoanas. Nas palavras da Imortal Isvânia Marques – atual Presidente da Academia: “O nosso objetivo diante da comunidade é o de divulgar a cultura de nossa terra, abrindo nossas portas e criando oportunidades de novas informações, além de fomentar a leitura como fonte de produção de textos, dentro da perspectiva de formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade contemporânea.”
E foi dessa forma que desde o dia 19, com uma Solenidade Festiva – Posse/Troféus 15 Anos da APALCA, Comendas e Apresentações Artísticas. Numa Noite de Gala, no Auditório do Centro Educacional Cristo Redentor. Onde as mais variadas personalidades compareceram: Os Imortais, os Sócios Honorários, Sócios Colaboradores – e os recém empossados – agora, um Imortal, ocupando a cadeira de nº 03, que foi de Chico Nunes, o Jovem, na idade - com apenas 22 anos - meu amigo, Elton SDL, que tem dois livros de poemas publicados, além de dezenas de contos e crônicas. Grande alegria também, tiveram aqueles que se tornaram Sócios Colaboradores – os Escritores Jaime Silva Neto e Edmilson Sá. E os que Receberam Comendas e Troféus – dentre os quais, nossos amigos Diretor da Escola Estadual Humberto Mendes André Galdino Fidélix, o Empresário Roberto Amaral, o Artesão Oseas Cabral, a Artista Plástica Mônica Alves Torres e a Secretária Municipal de Cultura Cida Costa... Além de tantos outros que fizeram a noite fria daquela sexta-feira, aquecer com o calor humano. Como também, muitos homenageados, palmeirenses e as mais variadas personalidades que vêm contribuindo com a Cultura, a Educação, o Comércio, as Artes, em nossa região.
Com belas e emocionantes apresentações – as quais fariam nomes como os de Graciliano Ramos, Vinícius de Moraes e Jorge de Lima, por exemplo, se emocionarem, diante de tão grande primor e maestria. Depois do Cerimonial, um grande Cocktail oferecido aos presentes, aproximou a todos que estiveram na solenidade. Além dum grande Bolo aos 15 anos da APALCA, cortado pelos Imortais da Academia. Nesta noite – por alguns momentos – desejamos, que fosse mais longa, tamanha a alegria e o sentimento de Confraternização proporcionado, neste Evento, que já faz parte do Calendário Cultural Alagoano. Confrades e Confreiras, Amigos, Visitantes, Admiradores, Sócios, Curiosos, todos sendo um só. Isto mesmo, o sentimento foi de unidade. E é este fator que torna tais acontecimentos ímpares. Pois como diz Peter Burke “É necessário lembrar, é claro, que as fontes para a história [...] em geral oferecem uma visão de cima". Neste dia, porém, tivemos uma visão horizontal dos acontecimentos. Graças ao empenho dos organizadores do evento, em especial, à pessoa de Isvânia Marques, que, como já supracitado, busca incessantemente, o bem social e cultural de nossa Palmeira dos Índios.
Ainda no sábado, dia 20 – Houve Visitação na Sede Acadêmica e um Documentário foi exibido. Além de Exposição de Quadros – de vários artistas plásticos e Venda de Livros. Culminando, hoje, domingo, dia 21 de junho – DIA MUNICIPAL DA CULTURA, de acordo com a Lei Municipal nº 1874, de 31 de dezembro de 2011. Com apresentações Folclóricas na Praça do Skate. Parabéns a APALCA, que realizou esses eventos e solenidades em comemoração aos seus 15 anos. Parafraseando o grande escritor alagoano, Lêdo Ivo: NO LUGAR, ONDE AGORA, TUDO ACONTECE... ACONTECE DE TUDO.