TV Gazeta de Alagoas “Não Exibiu” Reportagem Sobre a Falta de Transporte Escolar em Palmeira dos Índios

  • Edmilson Sá
  • 13/05/2015 11:47
  • Edmilson Sá
Edmilson Sá
Alunos dano Entrevista
Alunos dano Entrevista

A Imprensa Alagoana tem seus defeitos – como tantas outras no país... Mas também tem seus créditos – o que, como sabemos, ajuda a sociedade levando informação e serviços aos alagoanos.

Por isso, quando a TV Gazeta de Alagoas, na manhã de ontem, dia 12 de maio de 2015, veio à Escola Estadual Humberto Mendes, para fazerem matéria referente à falta de Transporte Escolar, na cidade. Falta de Transporte que tem esvaziado as salas de aulas das Escolas Estaduais... Alguns Professores estão dando Aula numa sala com dois (2) Estudantes... A equipe da TV Gazeta gravou entrevistas com Alunos, Professores, Direção e Motoristas – como você, leitor, pode ver por si mesmo, através das fotos disponibilizadas nesta matéria. Fizeram até um percurso com Alunos advindos da Zona Rural, para mostrar as dificuldades que os mesmos têm, com a falta de Transporte Escolar. Esperamos, ansiosos, assistir a matéria...

Infelizmente, por ato de um “destino cruel”... Um acaso... Um incidente... Todo o material da reportagem fora "perdido"... Sim... A Escola e os Alunos foram informados que as Sonoras foram “perdidas”. Por sorte e/ou por precaução e por vivermos numa Era em que a informação e os acessos aos dispositivos de gravação – máquinas, celulares, smartphones – estão ao alcance de todos, tiramos várias fotos da visita da TV Gazeta de Alagoas, nas dependências da Escola Estadual Humberto Mendes.

Sabemos que a desconfiança vai ser enorme. Mas acreditamos que não houve interferência, nem pressão, por parte de lobistas – a serviço de determinado grupo político – para que a matéria não fosse veiculada. Acreditamos que realmente não foi Dolo – quando há intenção na ação. Acreditamos que tenha sido um ato Culposo – por conta da imperícia, imprudência e negligência – a causa da perda da matéria. Pois é certo que não podemos acusar sem provas. Não, claro que não... As únicas provas de que dispomos são os registros da presença da TV Gazeta na Escola Estadual Humberto Mendes.

Mais uma vez, acompanhamos, de perto e, sem muitas perspectivas, nossos Alunos – ainda sem Transporte Escolar – sem poderem vir às suas Escolas e, Escolas, como a maior Instituição Escolar da Cidade, a Escola Estadual Humberto Mendes, com seus professores à espera dos Educandos para dar Aulas e os poucos que nela chegam, ficam à espera de uma solução que, ao nosso ver, parece longe de ser resolvida.

Posto isto, num momento em que o Estado de Alagoas padece de uma Educação de Qualidade, em que uma política de “Estado Mínimo” se estabelece e se fortalece. Mais e mais àqueles, que mais precisam dos serviços públicos – que são o futuro da nação, os Jovens, Adolescentes e Adultos. Que buscam, em especial, na Educação, uma garantia e, para muitos, a única saída, o único caminho para um futuro melhor; contudo, se tornam reféns, prisioneiros do descaso, da politicagem, de “perdas”.

Mas, também, por acaso deste destino, nem sempre, cruel... Há, hoje em dia, diversas alternativas para veicularmos as mais diversas informações. Basta lembramos da Primavera Árabe – movimentos pela Democracia, que sacudiram o mundo islâmico, a partir de 2011 – que, mesmo tendo as liberdades cerceadas, conseguiram, através das redes sociais – à época, o Twitter e o Facebook – mostrar ao mundo o que os regimes e governos de vários países ditatoriais faziam às suas populações.

Felizmente, vivemos, aos trancos e barrancos, num Estado Democrático de Direito. Em que a Liberdade de Expressão está-nos assegurada e onde qualquer cidadão brasileiro pode e deve expressar seus anseios e angústias também, desde que não calunie, nem difame a outrem e não se esconda no anonimato. Desta forma, usamos as Redes Sociais, como último recurso, para mostrar o quanto nossa Educação, nossos Estudantes e nosso Futuro, além de inseguro, está cada vez mais distante daquilo que tanto almejamos.

Assim, terminamos com mais um recado, direcionado aos responsáveis pelas muitas mazelas da nossa sociedade, nas palavras de Paulo Freire – um dos maiores Educadores do Mundo – dizemos e esperamos que compreendam.

“É PRECISO DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ. DE MANEIRA QUE O QUE SE DIGA, SEJA UM REFLEXO DA NOSSA PRÁTICA.”

P.S.: Para saber mais sobre a situação das Escolas Estaduais e a Manifestação realizada no dia 11 de maio do corrente ano, acessem:

http://minutopalmeiradosindios.com.br/noticia/3566/2015/05/11/alunos-das-escolas-estaduais-que-esto-sem-transporte-fazem-manifestao#prettyPhoto

https://www.youtube.com/watch?v=HWIczerE6VA&fb_action_ids=1094640310551755&fb_action_types=og.shares&fb_source=other_multiline&action_object_map=[851778594859532]&action_type_map=[%22og.shares%22]&action_ref_map=[]