Operação Lei Seca não dará trégua durante feriadão da Semana Santa

  • Agência Alagoas
  • 02/04/2015 07:11
  • Brasil Mundo
Reprodução

No feriadão de Páscoa, a Operação Lei Seca não terá folga. Para garantir a tranquilidade dos condutores de veículos automotores e dos pedestres, estão programadas operações para Quinta-feira Maior , Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. As ações ocorrerão à tarde, noite e madrugada em Maceió; e na região metropolitana, em trechos compreendidos no litoral.

Atuarão nas ações a equipe da Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), coordenada por Antônio Monteiro, e do Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran). O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) também participará das operações.

A preocupação da Operação Lei Seca em Alagoas para o período está no fato de, no feriadão da Semana Santa, em 2014, ter sido registrado um crescimento no número de acidentes em relação ao mesmo período de 2013.

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que em 2014 – no período de 17 a 21 de abril (feriadão) – ocorreram 31 acidentes em rodovias federais que “cortam” o estado. Houve o registro de quatro pessoas mortas e 17 feridas. As ocorrências no período em 2013 resultaram em 22 acidentes (nove a menos), 22 feridos (quatro a mais) e duas mortes (duas mortes a menos).

Embora não se trate de um período que incentive a ingestão de bebidas alcoólicas devido ao sentimento de religiosidade; por se tratar de um feriadão, alguns motoristas bebem e pegam no volante para dirigir. A combinação é temerária e já resultou em milhares de tragédias, atingindo as famílias alagoanas.

“A finalidade da Operação Lei Seca é exatamente esta: evitar dor às famílias alagoanas. Quando autuamos um condutor alcoolizado não estamos apenas multando-o, mas preservando a vida dele e de outras pessoas que poderiam ser atropeladas por ele ou estarem envolvidas num acidente de trânsito provocado por ele. Desta forma, preservamos a família. A Operação Lei Seca”, disse Antônio Monteiro, coordenador da Operação Lei Seca do Detran.

O comportamento de alguns motoristas não só em Alagoas como no Brasil inteiro transforma o trânsito num campo de batalha. Os números do DPVAT no Brasil mostram 55 mil mortes. Por ano, números de países em guerra.

Os fatores que levam a este comportamento do motorista no trânsito são os mais diferentes possíveis, no entanto, aquele que se refere à embriaguez ao volante está sendo combatido com as intervenções frequentes da Operação Lei Seca.