Em memória ao ex-governador Divaldo Suruagy, o governador Renan Filho decretou luto oficial por três dias em Alagoas. O ex-chefe do Executivo estadual faleceu no final da tarde deste sábado (21).

Em sua página pessoal no Facebook, o governador Renan Filho externou seus sentimentos sobre a morte do ex-governador Divaldo Suruagy. O homem que mais vezes governou Alagoas - três vezes - lutava contra um câncer.

"Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy. Meus sinceros sentimentos a seus familiares. Informo que decretarei luto oficial por três dias", ressaltou o governador.

O velório ocorre a partir das 21 horas, no antigo Palácio Marechal Floriano Peixoto (defronte da Praça dos Martírios), e o sepultamento será às 17 horas deste domingo (22), no cemitério Parque das Flores.

Resumo histórico

O ex-governador Divaldo Suruagy nasceu no dia 5 de março de 1937, na cidade de São Luís do Quitunde. Era economista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A carreira na vida política do então jovem Divaldo Suruagy foi iniciada no governo de Luiz Cavalcanti, no qual foi secretário de Fazenda. Seu primeiro cargo político foi o mandato como prefeito de Maceió, em 1965, quando se elegeu pelo PSD.

Seu primeiro mandato como governador de Alagoas foi em março de 1975, por meio de eleição indireta, indicado pelo então presidente da República, Ernesto Geisel. Em agosto de 1978, desligou-se do cargo de governador para disputar uma cadeira na Câmara Federal, pela qual foi eleito.

Em 1982, ele assumiu novamente o cargo de governador do Estado de Alagoas.

Em 1994, retorna à condição de candidato a governador e é eleito com a maior votação para o cargo no país. Entretanto, no fim do governo, em 1997, enfrentou uma grave crise administrativa e financeira e renunciou ao cargo, em episódio que entrou para a história política de Alagoas conhecido como o “17 de Julho”.

Com a renúncia, assumiu seu vice, Manoel Gomes de Barros.

Além de prefeito de Maceió e governador do Estado por três mandatos, Suruagy exerceu cargos ainda como deputado estadual de 1971 a 1973 (ARENA); deputado federal entre 1979 e 1983 (ARENA); senador (Constituinte) entre 1987 e 1990 (PFL) reeleito como  senador entre 1990 e 1995 (PFL). Seu último mandato foi como deputado federal, entre  2001 e 2003 (PMDB).