Teve início, no último dia 06 de março do corrente ano, no auditório do IFAL, a 9ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO HEMISFÉRIO SUL, e Palmeira dos Índios foi escolhida para exibir filmes e documentários, cuja a abordagem se coaduna com a defesa dos Direitos Humanos. Levando ao público, uma perspectiva ficcional e documental emocionantes. Em que os mais variados temas são apresentados à população, estudantes e entusiastas da Sétima Arte. O Cinema como uma janela para as críticas sociais, históricas e atuais. As exibições vão até o dia 27 de março de 2015. Com seções às 10:00h, 13:30H e 19:00h.
O Professor, Artista e ativista cultural, Schutze Jorge, do IFAL Palmeira dos Índios, tem passado pelas Escolas públicas da cidade levando a informação e convidando as comunidades escolares para participarem dessa 9ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO HEMISFÉRIO SUL. Tamanha é a importância dessa Mostra para a América do Sul, que sua nona edição trouxe grandes contribuições para nossa recente história, abordando os 50 anos do Golpe Civil Militar, que culminou em 21 anos de ditadura militar. Onde o documentário Cabra Marcado Pra Morrer, do grande diretor Eduardo Coutinho e o longa Que Bom Te Ver Viva, de Lucia Murat, são alguns exemplos dos longas metragens exibidos nesta Mostra.
E os frutos já estão sendo colhidos. A Escola Estadual Humberto Mendes levou muitos de seus alunos para uma das exibições. O Diretor André Galdino, um grande entusiasta da Cultura, não mediu esforços para que os educandos pudessem estar presentes nas exibições.
“O cinema é mais que ir assistir a um filme, como descreveu Marc Ferro, o cinema tinha um diferencial... Ir ver um filme é uma escolha, um ato mais voluntário que olhar a televisão, que podemos clicar ou ler um jornal.”[1]
Vejam a Programação:
06.03.2015
CABRA MARCADO PRA MORRER
EDUARDO COUTINHO (BRASIL, 1984, 119')
Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou a sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.
13.03.2015
SOPHIA
KENNEL RÓGIS (BRASIL, 2013, 15')
Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
13.03.2015
PELAS JANELAS
CAROL PERDIGÃO, GUILHERME FARKAS, SOFIA, MALDONADO, WILL DOMINGOS (BRASIL, 2014, 35`)
Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projeto de cinema, educacão e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.
20.03.2015
A VIZINHANÇA DO TIGRE
AFFONSO UCHOA (BRASIL, 2014, 95')
Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.
25.03.2015
RIO CIGANO
JULIA ZAKIA (BRASIL, 2013, 80')
Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.
27.03.2015
QUE BOM TE VER VIVA
Lucia Murat (Brasil, 1989, 95’)
Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas.
Referência Bibliográfica
[1] FERRO, Marc. O conhecimento histórico, os filmes, as mídias. Oficina Cinema-História 2004. Disponível em: <http://www.oolhodahistoria.ufba.br/Artigos.html>. Acesso em: 29 abr. 2007.