Hospital Geral do Estado é destaque em revista de circulação nacional

  • Agência Alagoas
  • 21/12/2014 06:46
  • Brasil Mundo
Reprodução
Legenda
Legenda

As melhorias implantadas pelo Governo do Estado de Alagoas no Hospital Geral do Estado (HGE) foram destacadas na última edição da revista  Consesus, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Atualmente, o HGE tem se tornado uma referência no país e tem atraído a atenção de técnicos de hospitais da região Nordeste.

A transformação do hospital vem acontecendo ao longo dos últimos anos e, em 2013, após ser inserido no programa SOS Emergência do Governo Federal, foram feitas várias mudanças, que contribuíram para melhorar a assistência à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma dessas mudanças aconteceu em relação aos corredores do HGE, que sempre foram uma preocupação da direção da Unidade, que tentava de diversas formas encontrar uma saída para acomodar os pacientes nas enfermarias. As mudanças começaram no final de 2013, com a criação dos leitos de retaguarda nas unidades de referências conveniadas ao SUS. Os leitos contribuíram para praticamente esvaziar os corredores do hospital.

Com os leitos de retaguarda, pacientes com problemas ortopédicos que eram transferidos para hospitais do interior passaram a ser atendidos em clínicas de Maceió e no setor de ortopedia do HGE, que está fazendo várias cirurgias, inclusive sendo a única unidade hospitalar do SUS que faz cirurgia de mão em Alagoas.

Vários serviços foram implantados, a exemplo de cirurgia endovascular, em qual várias cirurgias foram realizadas salvando a vida de pacientes que poderiam ter um dos membros amputados. O HGE passou a contar também com uma entrada para pediatria na Unidade Especializada Irmã Dulce e um tomógrafo de última geração, que está em pleno funcionamento.

Em breve, o HGE contará com um novo centro cirúrgico para cirurgias eletivas e um espaço para a assistência de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral.

“O HGE é atualmente uma das referências nas unidades de urgência e emergência que são assistidas pelo programa SOS Emergência. Nosso maior desafio foi acabar com a superlotação. Com os leitos de retaguarda, conseguimos evitar pacientes no corredor da unidade, além de outros investimentos e implantação de serviços que contribuem para melhorar a assistência dos usuários do SUS”, disse a diretora do HGE, Verônica Omena, destacando a importância da publicação e da matéria sobre o reconhecimento das ações do Governo de Alagoas para melhorias na unidade hospitalar.