"Lanche Literário" - Na Escola Estadual Humberto Mendes

  • Edmilson Sá
  • 17/11/2014 07:10
  • Edmilson Sá
Edmilson Sá

A Literatura em alta. Mais um projeto, de cunho literário, foi desenvolvido em Palmeira dos Índios, dessa vez, na Escola Estadual Humberto Mendes e Coordenado pela Professora de Língua Portuguesa e Literatura Isabel Cristina Meneses. E, nesta primeira edição do "Lanche Literário", quatro grandes Escritores e Poetas foram trabalhados: Raquel de Queiroz, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos.

Direcionado aos jovens de Ensino Médio, em especial, aos Alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio, as turmas se organizaram e se apresentaram. Em cada uma das turmas, os alunos apresentavam uma biografia, história, campos de atuação, curiosidades, prêmios e importância literária do autor e de suas obras, não só para a Língua e Literatura, mais também para a sociedade brasileira.

Com uma participação maciça, os jovens dos 3ºs anos do Ensino Médio da Escola Estadual Humberto Mendes, deram um show de criatividade e gosto pelas letras. Improvisações e o desenrolar dos alunos, sobre os autores e suas obras, foram o ponto alto do projeto, que lotou o auditório da Escola. Várias obras foram Encenadas e Poemas foram Declamados. Ainda, como incentivo, houve sorteio de vários livros, aos alunos que participaram, nos dois dias do projeto. E, como o nome diz, “Lanche Literário”, NEM SÓ DE LETRAS E PALAVRAS VIVE O HOMEM, MAS DE TODA BOA TORTA, BOLOS E SALGADOS... Foi um Banquete, literal.

Segundo a Coordenadora do Projeto “Lanche Literário”, a Professora Isabel Cristina Meneses: “a correria, os prazos e as exigências foram enormes, mas valeu o sacrifício, pois foi um sucesso”. A Professora é uma das grandes incentivadoras da Leitura e Produção Literária na Cidade de Palmeira dos Índios. Sempre envolvendo os jovens estudantes a participarem de Concursos de Redações e Produção Literária, como o VI Concurso de Prosa e Verso Jofre Soares – realizado pela APALCA. E no qual, o grande vencedor, na categoria Juvenil, com o Conto “O Último Dia”, foi um aluno da Professora Isabel Cristina Meneses, o Educando Alexandre Souza.

Parabéns à Escola Estadual Humberto Mendes, à sua Direção – na pessoa do Diretor Geral André Galdino – o qual, não só incentiva, como também participa dos eventos e acompanha, passo-a-passo, o progresso dos futuros Escritores, Cronistas, Contistas e Poetas. Nas palavras do Grande Poeta, Manoel de Barros, falecido no último dia 13 de novembro de 2014: “A maior riqueza do homem é sua incompletude”. QUE NOS SINTAMOS SEMPRE INCOMPLETOS, INACABADOS, INSATISFEITOS, INSACIÁVEIS, INCANSÁVEIS E INQUIETOS – TUDO ISSO, MAS SEM PERDER A ESPERANÇA; ESTA, QUE NOS MOVE E NOS GUIA A SEMPRE BUSCARMOS MAIS, PARA SERMOS UM POUCO MELHORES DO QUE ÉRAMOS, QUANDO INICIAMOS NOSSA JORNADA.