O governador Teotonio Vilela Filho e todo o secretariado do Executivo receberam, nesta segunda-feira (3), o governador eleito por Alagoas, Renan Filho, e sua equipe de transição. Durante o encontro, foi assinado o decreto que instituiu a Comissão de Transição, que terá por finalidade conduzir o processo de mudança de gestão e a atribuição de transmitir todos os dados e informações sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, bem como preparar os atos de iniciativa da nova gestão.
No encontro, o secretário-chefe do Gabinete Civil e coordenador-geral da transição, Álvaro Machado, apresentou o planejamento traçado para o processo. As secretárias e órgãos foram agrupados por temáticas conforme natureza da atividade governamental para coleta e sistematização de dados e informações. Foram definidos grupos das seguintes áreas: Relações de Governo; Governança; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Saúde; Segurança Pública; Infraestrutura e Educação.
“Cada grupo contará com um coordenador, responsável por fazer a interlocução com a equipe de transição da próxima gestão. Todas as informações serão passadas de forma clara e objetiva, garantindo a continuidade administrativa de programas, ações e compromissos”, explicou Álvaro Machado.
Essas informações estão segmentadas em quatro eixos: atendimento à sociedade e clientes; processos internos; pessoas e infraestrutura e finanças, trazendo dados como os produtos e serviços prestados, atividades e processos críticos, quadro de pessoal e salário, como também fontes de receitas e contratos e convênios vigentes.
“Nosso governo deixa um grande legado, que é a transparência e a organização da gestão pública. Conseguimos resultados expressivos graças aos esforços para garantir esse equilíbrio. Estamos aqui dando início a um processo republicano, inovador, que beneficia diretamente aos alagoanos”, garantiu o governador Teotonio Vilela Filho.
Renan Filho agradeceu o apoio de todos os técnicos da atual gestão que compõem o processo transitório, ressaltando a importância de ter o acesso aos dados relevantes, consistentes e compreensíveis para traçar o planejamento para os próximos quatro anos. “Gostaria de agradecer ao governador Teotonio Vilela e toda a sua equipe que se antecipou neste processo. Contar com esses dados e o contato direto com a equipe da atual gestão será fundamental no processo de tomada de decisão”, declarou o governador eleito.