Bancários iniciam greve por tempo indeterminado nesta terça-feira

  • IG
  • 30/09/2014 08:06
  • Brasil Mundo

Os bancários de todo o País entram em greve a partir desta terça-feira (30) por tempo indeterminado, informou nesta segunda-feira o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Segundo a entidade, durante esse período, os caixas de autoatendimento vão continuar funcionando para atender à população.

Na quinta-feira (2), bancários de São Paulo farão um ato na Avenida Paulista (altura do 1.800), para protestar contra a independência do Banco Central prevista em alguns programas de governo dos candidatos à Presidência da República. Lá será feita uma grande assembleia de rua da categoria.

A categoria entregou a pauta com as reivindicações no dia 11 de agosto e, após oito rodadas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), não houve acordo para o índice de reajuste, informou o sindicato em comunicado.

Os bancários reivindicam índice de 12,5% (aumento real de 5,8%) e os bancos propõem 7,35% (ganho real de 0,94%). Diante do impasse, assembleias em todo o País, realizadas nos dias 25 e 29 de setembro, definiram greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira.

"Além de o índice de reajuste não atender a expectativa dos bancários, a proposta não contempla as reivindicações não econômicas, que para nós são imprescindíveis, como garantia de emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral, segurança bancária e igualdade de oportunidades. Queremos mais dos bancos, que têm aqui a mais alta rentabilidade de todo o sistema financeiro internacional", afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, em comunicado em notícia divulgada no site da Contraf-CUT.

De acordo com a entidade, 18,6 mil bancários doentes foram afastados do trabalho pelo INSS em 2013 (aumento de 41% em relação aos últimos cinco anos), mais da metade dos quais com diagnóstico de transtornos mentais e do sistema nervoso - doenças que cresceram 64,3% desde 2008.