Depilação com lâmina, que não agride a pele se feita da maneira correta

  • Caras
  • 07/09/2014 08:34
  • Brasil Mundo

Métodos modernos de depilação não superam a rapidez e praticidade da depilação com lâmina. Mas esse procedimento é cercado de mitos - quem nunca ouviu, por exemplo, que os pelos crescem grossos após serem raspados? Feita da maneira correta, a depilação com lâmina não agride a pele - que precisa ser untada com creme ou gel específico antes de ser raspada. Mesmo assim, não é tão eficaz quanto outros procedimentos, que deixam a pele lisa por mais tempo. Conversamos com Roseli Cardinali, especialista em cirurgia plástica e tratamentos estéticos, para esclarecer dúvidas sobre depilação com lâmina. Confira!

- A lâmina engrossa os pelos?

Não! Mas, como os pelos são cortados apenas na superfície da pele, o crescimento é rápido (se comparado com os resultados de outros métodos de depilação).

- A lâmina agride a pele?

Os métodos de depilação com lâmina e cremes são menos agressivos do que a cera, quente ou fria ou quente, por exemplo. A cera pode provocar flacidez da pele ou até a formação de pequenos vasos. Os cremes depilatórios podem provocar alergias ou até mesmo queimaduras, caso o usuário tenha pele sensível ou deixe o produto por mais tempo do que indica a embalagem. As lâminas, por sua vez, podem irritar a pele por causa do atrito. 

- Como minimizar os danos provocados pela lâmina?

Depois de passar a lâmina, indico usar um creme para peles sensíveis. Para manter a pele livre de sinais de irritação, é preciso usar hidratante após o banho.

- Existe alguma região do corpo que não pode ser depilada com lâmina? 

Não existe contra-indicação para a utilização da lâmina, mas é preciso observar a sensibilidade de cada região do corpo. Algumas pessoas são intolerantes ao uso de lâminas no rosto, por ser uma região onde a pele é fina e delicada.

- Além de trocar a lâmina a cada 10 depilações, é preciso escolher um produto adequado ao corpo feminino? 

Sim! Existem também, além das lâminas, cremes depilatórios e espumas específicos para a pele feminina. Mesmo assim, a depilação a laser protege a pele e atua de forma prolongada no que diz respeito ao crescimento dos pelos.

- O que fazer se cortar a pele?

É preciso lavar com água e sabonete imediatamente, além de aplicar um curativo com uma mediação antisséptica, e comprimir o local por alguns minutos até parar de sangrar. Nunca coloque papel ou tecidos não estéreis (que não são de fácil descontaminação), procure gaze ou curativo oclusivo para deixar o local protegido por algumas horas. 

- Qual é o método depilatório indicado para cada mulher?

A lâmina e creme depilatório removem os pelos da superfície da pele, portanto apresenta menor duração. A depilação com cera, que retira o pelo mais profundamente, dura mais tempo. Para escolher, cada pessoa deve observar o seu grau de sensibilidade. O método mais moderno e adequado, no entanto, é o laser, que não agride a pele.