Mais de 45 mil procedimentos já foram realizados pelo Mutirão de Saúde

  • Agência Alagoas
  • 30/08/2014 06:49
  • Brasil Mundo
Divulgação
Legenda
Legenda

A população alagoana vem sendo beneficiada, desde novembro de 2013, com o projeto Mutirão Saúde em Movimento. Com 19 edições já realizadas, a ação oferta, gratuitamente, exames e consultas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de exames em diversas especialidades e triagem para cirurgias de catarata, adenoide e amígdalas.

 

Até o dia 8 de agosto já foram atendidas pelo ‘Saúde em Movimento’ 17.243 pessoas. Esse total de pacientes realizaram cerca de 48 mil procedimentos médicos, entre consultas, exames e cirurgias. Quando soube da chegada do Mutirão à União dos Palmares, a dona de casa Maria José dos Santos não perdeu tempo. “Fazia um ‘tempão’ que não conseguia uma consulta no oculista”, disse. Além da consulta de Maria José, os oftalmologistas do projeto já realizaram 10.887 atendimentos e distribuíram cerca de quatro mil óculos.

Outra especialidade muito procurada nos mutirões é a ortopedia, com quase três mil procedimentos realizados. Há muito tempo que a merendeira Maria Lúcia Costa sofria com dores no ombro. “É muito difícil conseguir uma consulta para um ortopedista aqui na cidade”.

Os Mutirões de Saúde já percorreram todas as Regiões de Saúde do Estado, atendendo uma média de 1.200 pessoas em cada ação.  Além de oftalmologia e ortopedia, a população também acesso às especialistas de cardiologia, dermatologia, angiologia e urologia. Muitos exames são realizados no próprio local facilitando o diagnóstico.

“A assistência médica não termina com o fim do mutirão. É um serviço continuado. Outros procedimentos, com exames mais sofisticados e cirurgias são agendados, quando houver a necessidade. Pretendemos agora ampliar o número de ações”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Boas.

O Saúde em Movimento é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde(Sesau), Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal) e Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).