Cartórios de AL passam a emitir certidões com papel de segurança

  • Sâmia Laços - Dicom TJ/AL
  • 30/08/2014 06:44
  • Brasil Mundo
Caio Loureiro
Legenda
Legenda

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques, participou, na manhã desta sexta-feira (29), da entrega da primeira remessa do papel de segurança, com cerca de 15 mil exemplares, aos 136 cartórios estaduais. A parceria entre o Judiciário, o Fundo Especial para o Registro Civil (Ferc) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) garante que a partir do dia 1 de setembro todos os cartórios realizem a emissão de certidões padronizadas com o uso do papel de segurança.

    A solenidade, que aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), marcou importante avanço para o registro civil em Alagoas já que através do papel de segurança será possível evitar ações de adulteração ou falsificação dos documentos expedidos pelos serventuários, além do controle através de numeração e layout padronizado.

    O presidente José Carlos Malta parabenizou a iniciativa da Ferc que, segundo ele, só trará benefícios à população. “Temos que aplaudir e apoiar ações como essa. O que estamos iniciando aqui empresta um nível de segurança praticamente absoluto para a emissão de certidões, segurança esta que se debruça também sob a comunidade que procurar os serviços nas serventias”.

      Para o presidente da FERC e juiz titular da Comarca de Marechal Deodoro, Léo Dennisson Bezerra de Almeida, a adoção do papel de segurança será capaz de acabar definitivamente com qualquer possibilidade de fraude nos cartórios de registro civil.

      Ana Paula Rodrigues Luz, titular do cartório Canafístula, localizado em um distrito do município de Palmeira dos Índios, destacou a parceria entre o Judiciário, Ferc e Arpen. “Segurança em nosso serviço é fundamental e com a padronização dos papéis, seguindo ordem númerica, iremos trabalhar mais tranquilos em relação à fraudes”.