Unidade Pediátrica acolhe 16 mil crianças em 8 meses de funcionamento

  • Ascom
  • 25/08/2014 05:38
  • Brasil Mundo
Divulgação
Legenda
Legenda

 

Naiara Dias da Silva tem apenas 9 anos de idade, mas, para seus familiares já é considerada uma guerreira. A criança foi atendida no Hospital Geral do Estado (HGE) com fortes dores abdominais na última terça-feira (19) à noite, e logo após foi submetida a uma cirurgia de apendicite.

Sua mãe, Quitéria Ferreira, contou que desde a sexta-feira (15) da semana anterior Naiara vinha sentindo dores, mas, sem imaginar os riscos que sua filha corria, familiares a levaram para unidades não emergenciais. “Como a dor não passava, após o resultado de alguns exames de sangue fomos orientados a procurar o HGE devido a uma infecção”, descreveu.

Para a equipe médica, por pouco o quadro da paciente não se agravou. A criança se recupera na ala Pediátrica do HGE, que vem funcionando na Unidade Hospitalar Especializada Irmã Dulce há 8 meses.

O Hospital Geral do Estado atende, anualmente, cerca 28 mil crianças. São, aproximadamente, 17 mil atendimentos clínicos e 11 mil emergenciais. Nestes 8 meses de funcionamento da ala infantil, a unidade hospitalar prestou assistência a mais de 16 mil crianças.

 

De acordo com a médica Verônica Omena, diretora do HGE, as ações implementadas com foco na assistência infantil buscam diminuir a angústia e ansiedade dos pais e crianças internadas, qualificando o atendimento pediátrico do Hospital Geral em benefício das crianças.

“Sabemos que este período de internação é difícil tanto para as crianças, quanto para os pais. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que a família se sinta acolhida, segura e confortável conosco”, reiterou Verônica Omena.

Ela explicou que só o atendimento emergencial continua sendo executado como anteriormente. Pacientes com pancadas na cabeça, acidentes graves de moto ou carro, facadas e tiros continuam entrando pela Área Vermelha e, após a estabilização do quadro, também são encaminhados para a área pediátrica.

Com entrada exclusiva para as crianças, o espaço conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dez leitos, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que possui seis leitos, sala de medicação, consultórios pediátricos, área destinada às mães e aos pacientes com cadeiras e mesas, além da sala de “ludoterapia”, com livros e brinquedos variados. São 33 leitos de internação.

Para a enfermeira Edna Vasconcelos, responsável pela Pediatria da unidade, o hospital vem adequando as instalações pensando no bem-estar das crianças, desde a ambientação até os quartos.

“A equipe multiprofissional, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, pediatras, entre outros, está sempre preocupada em atender as expectativas de cada paciente de uma maneira humanizada, eficiente e segura. Além disso, temos médicos plantonistas nas 24 horas do dia, que poderão atender às intercorrências”, disse.

SOS Emergência - O HGE faz parte do Programa SOS Emergência e, por isso, está passando por uma série de modificações para proporcionar atendimento de mais qualidade aos usuários do SUS. Vários projetos estão em andamento, como a mudança no setor de informação, classificação de usuários, capacitação de servidores e a implantação de novos serviços que atenderão pacientes e servidores.