Missa de homenagem a Eduardo Campos e enterro ocorrem no domingo

  • Agência Brasil
  • 16/08/2014 15:32
  • Brasil Mundo
Agência Brasil

Escoltados por batedores do Grupo de Operações Especiais, sete carros, transportando separadamente os restos mortais do presidenciável Eduardo Campose de mais seis vítimas do acidente aéreo de quarta-feira (13), deixaram o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo às 16h23 deste sábado (16) em direção à Base Aérea de Guarulhos. Os parentes dos mortos acompanharam o comboio em uma van.

Três aviões serão usados para o traslado dos corpos, que seguem para Recife (PE), Governador Valadares (MG) e Maringá (PR). O velório do ex-governador de Pernambuco, programado para ocorrer no Palácio das Princesas, sede do governo do Estado, terá início logo após a chegada do corpo de Campos e de três integrantes de sua comitiva a Recife, entre as 20 horas e as 22 horas. O governo do Estado trabalha com a expectativa de que o funeral reúna mais de 100 mil pessoas.

Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o governador de Pernambuco, João Soares Lyra Neto (PSB), afirmou que uma missa campal de corpo presente em homenagem a Campos será realizada a partir das 10 horas de domingo pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido, na Praça da República, em frente à sede do governo pernambucano. O enterro está previsto para as 17 horas na mesma sepultura do avô Miguel Arraes, no cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Campos morreu aos 49 anos na queda de uma aeronave Cessna 560 XL em Santos, no litoral de São Paulo. O acidente com Campos aconteceu exatamente nove anos depois da morte de seu avô em 13 de agosto de 2005.

Além de Campos, também morreram no acidente o assessor Carlos Augusto Leal Filho (conhecido como Carlos Percol), o chefe de gabinete no governo de Pernambuco, Pedro Valladares Neto, o cinegrafista Marcelo Lyra, o fotógrafo Alexandre Severo e o piloto Marcos Martins e o copiloto Geraldo M. P. da Cunha.

A confirmação do enterro no domingo foi possível após o IML ter conseguido finalizar a identificação dos restos mortais das vítimas. Segundo a superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, Norma Sueli Bonaccorso, apesar de ter sido bastante complexo, o trabalho de identificação conseguiu ser rápido por causa da experiência da polícia com grandes tragédias.

De acordo com informações prévias concedidas pelo PSB, os corpos de Percol, Severo e Lyra serão velados ao lado do corpo do ex-governador de Pernambuco. A família de Valadares é de Sergipe. Por isso, o corpo dele segue para Recife para então ser encaminhado a Aracaju, onde deve ser sepultado. O corpo do piloto Martins será velado e enterrado em Maringá, enquanto o corpo do copiloto Cunha será enterrado em Governador Valadares.

Segundo o PSB, haverá um grupo de militantes para acompanhar o translado dos corpos, que será feito por um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros da Base Aérea do Recife até o Palácio das Princesas. Carros funerários levarão os corpos de Percol, de Severo e de Lyra.

Na noite de sexta-feira (15), a pedido da família de Campos, foram feitas alterações no trajeto do cortejo fúnebre para que ele passe por bairros mais humildes da capital. Com isso, o desfile seguirá por toda Avenida Mascarenhas de Moraes, passando pelo Largo da Paz. Entrará na Estrada dos Remédios, passando pelo bairro da Torre e chegando até a Avenida Norte finalizando no Palácio das Princesas. O trajeto está sendo preparado neste sábado com faixas, cartazes e banners em homenagem a Campos

Além da presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição pelo PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, e de Marina Silva, vice na chapa de Campos, 12 governadores já confirmaram presença nas cerimônias. Também são esperados ministros, parlamentares, prefeitos, vereadores, empresários e embaixadores.

Além da presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição pelo PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidenciável pelo PSDB, Aécio Neves, e de Marina Silva, vice na chapa de Campos, 12 governadores já confirmaram presença nas cerimônias. Também são esperados ministros, parlamentares, prefeitos, vereadores, empresários e embaixadores.

A viúva de Campos, Renata, exigiu que todos os corpos fossem liberados para sepultamento no IML ao mesmo tempo. Ela pediu que o mesmo tratamento dado a Campos fosse dispensado aos assessores do candidato.

Além de Alckmin e de Lyra Neto, estiveram no IML neste sábado o secretario de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, o prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB-PE), o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), além de parentes próximos das vítimas, como a mãe de Severo e familiares de Valadares.