Aprenda a cuidar daqueles que são a base de tudo: os pés

  • Uol
  • 07/08/2014 12:15
  • Brasil Mundo
CréditosDivulgação
Legenda
Legenda

Eles podem ser pequenos, grandes, finos, gordos ou chatos. Para alguns, são um verdadeiro fetiche. Para outros, horrorosos! A questão é que os pés são a sustentação do nosso corpo e, por isso, merecem ser tratados com carinho.

Assim como as mãos, durante o inverno eles também costumam ressecar, podendo rachar no calcanhar. Além disso, o uso contínuo de sapatos fechados é prejudicial à saúde, causando calos ou até mau cheiro, o popular chulé.

Para evitar estes e tantos outros probleminhas como, por exemplo, unha encravada, há pequenos cuidados a serem tomados no dia a dia e em casa mesmo. Procedimentos simples, mas que podem dar resultados grandiosos.

Embora tenham sido feitos para aguentar o peso do corpo o dia inteiro, assim como todo o resto, os pés também precisam de descanso. Então, para compensar o desgaste natural deve-se mudar alguns hábitos, adotar medidas que vão favorecer a saúde deles não só agora como no futuro próximo. Confira!

Sola dos pés: a pele dos pés é mais espessa e resistente que a de outras áreas do nosso corpo. Por isso, a sola fica com calosidade e células mortas com mais facilidade. Para retirar o excesso de calosidade basta esfoliar a região dos calcanhares e a sola, com uso de pedra-pome. Em seguida, hidrate-o.

Dica: amoleça a pele dos pés deixando-os de molho por 10 minutos em uma composição feita com 1 litro de água morna + meio copo de vinagre. Passado esse tempo, massageie-os com óleo de amêndoas ou um creme hidratante de sua preferência.

Unhas: para que os pés tenham unhas apresentáveis deve-se cortá-las a cada 15 dias. Se for à pedicure com frequência, elas podem ser apenas aparadas com a lixa. Para evitar que a unha encrave, jamais corte-a demais. Em compensação, não as deixe muito compridas, pois contribui o acúmulo de sujeiras.

Dica: as cutículas devem ser empurradas cuidadosamente com a ajuda de uma espátula apropriada. Já o excesso de pele pode ser removido com o alicate. Porém, tenha cuidado para não se machucar, evitando o risco de uma inflamação. Na dúvida, deixe que a pedicure o faça.

Lavagem dos pés: os pés devem ser bem lavados. Na hora do banho, passe uma esponja com sabonete no meio dos dedos, enxaguando-os em seguida. Após o banho, não se esqueça de secar os pés, pois a umidade acumulada pode causar micose.

Dica: experimente banhos de pé alternando entre o quente e o frio. O método é simples e eficaz, pois promove a ginástica dos vasos sanguíneos. Quando estimulados pela água fria os vasos periféricos se contraem, enquanto que com a água quente eles se dilatam.

Escalda-pés: você já deve ter ouvido falar nessa expressão. Serve para relaxar os pés, além de ajudá-los a ficar bonitos. O uso de água morna com sais e aromas alivia a tensão do dia a dia, além de amenizar a aspereza e a dor causada pelos calos.

Dica: experimente colocar pétalas de rosas na água.

Massagens: outro procedimento favorável para relaxar é a massagem na planta dos pés. Primeiro você deve aplicar um creme esfoliante, fazendo pressão. Após sua retirada,  faça uma massagem com um creme hidratante que tenha ação refrescante.

Sapatos: nunca use sapatos apertados e mal arejados. Além disso, evite os modelos com salto muito alto. Ambos são os maiores causadores dos calos. A calosidade é uma reação natural da pele quando exposta aos atritos causados pelo andar, pela má postura ou pelo uso de determinados tipos de sapatos. Para atenuar o efeito, faça esfoliações e hidratações frequentes, corrija a postura e dê preferência aos calçados confortáveis.

Protetor solar: quando for à praia, lembre-se de usar protetor solar nos pés. Embora eles tenham uma pele mais resistente, além de protegê-la, vai evitar o seu ressecamento.