Truques de maquiagem para disfarçar as sardas ou valorizá-las

  • Uol
  • 18/07/2014 06:02
  • Brasil Mundo
Mariana Bueno
Legenda
Legenda

Na hora da maquiagem, surge o dilema: disfarçar as sardas ou não? As mulheres que têm as famosas pintinhas no rosto, como Marina Ruy Barbosa e Emma Watson, muitas vezes optam por escondê-las com a make, mas nem sempre a aparência fica natural. 

O maquiador Marcio Mello, do salão Éclat, no Rio de Janeiro, diz que a melhor forma de disfarça-las é apostando no mix de corretivo, base e pó. Outra dica é fazer uma maquiagem que destaque mais os olhos ou boca. "Assim a atenção não fica toda voltada para as bochechas e nariz, local comum das pintinhas”, explica.

Na hora de comprar maquiagem, a maquiadora Adriana Neto, da Esmell Leblon, também no Rio de Janeiro, aconselha investir em uma base com bom poder de cobertura, que deve ser aplicada espalhando bem por todo o rosto. O corretivo é mais um aliado, pois ajuda a disfarçar o que a base não conseguiu cobrir. O pó compacto é outra boa opção. "Só deve haver cuidado para não ficar com manchas brancas no rosto”, alerta. 

Na hora do blush, ambos aconselham escolher um tom mais próximo da cor das sardas, como pêssego ou rosinha, que ficam mais naturais.

Por outro lado, há aquelas mulheres que gostam do rosto com sardas e até consideram um charme a mais. Por isso, preferem mantê-las aparentes. Famosas como Lindsay Lohan e Gisele Bundchen são dessas que assumiram de vez as pintinhas.

Mas como maquiar o rosto sem apagá-las? Para o maquiador Dudu Castro, do Crystal Hair, o segredo é não exagerar na cobertura, o que pode dar um ar pesado e fake para o rosto. “Acho que quem possui sardas tem um charme natural, portanto, não deve escondê-las por completo. Use apenas corretivo nas olheiras, batom escuro ou um olho mais carregado”, ensina.

Já Adriana indica escondê-las quando estão concentradas em determinadas áreas, como as sardas no nariz e bochechas. "Quando estão espalhadas por todo o rosto, acho que a mulher deve assumi-las, pois esconder será uma tarefa bem mais difícil”, diz.