Grande parte das manchas na pele aparece devido à exposição solar. Entretanto, as axilas são regiões que quase nunca estão recebendo radiação direta e mesmo assim podem ficar escuras. Alterações hormonais, atritos, desodorantes e até o tipo de depilação estão entre as causas do indesejado problema. Medidas caseiras podem evitar e clarear as manchas nas axilas.

Causas das manchas nas axilas

As alterações hormonais são uma das responsáveis pelo escurecimento da região, isto porque as substâncias produzidas pelo organismo podem alterar a cor da pele. Porém, além dos fatores fisiológicos, alguns hábitos podem contribuir para as manchas escuras nas axilas.

Desodorante

Quando o assunto é abordado, muitas pessoas citam o desodorante como um dos causadores do problema. Entretanto, Márcia Purceli, dermatologista do programa Bem Estar exibido pela Rede Globo, explica que o produto em si não é causador. Porém, uma possível reação alérgica causada por ele sim. 

“O uso do desodorante não é problema. Se uma pessoa passa e não sente nada, não tem com o que se preocupar. Mas, se depois de passar, ela sente coceira, ardor ou a região fica avermelhada, é possível que ali esteja começando uma dermatite irritativa. Ela deixa a pele vermelha e depois a tendência é ir escurecendo”, explica a especialista.

Álcool

Além dos desodorantes, os produtos com álcool em sua composição também geram dúvidas. Segundo Valéria Campos, também dermatologista convidada do programa Bem Estar da Rede Globo, as sustâncias do álcool desidratam a pele e isto pode deixar a região mais amarronzada. Por isso, caso haja uma mudança na coloração da pele durante o uso desses produtos, o adequado é suspendê-los.

Atrito

O atrito é outra comum causa das axilas manchadas. Segundo Valéria, o atrito da pele pode gerar um processo inflamatório e isso, com o tempo, escurecer a região. “Peles secas são mais vulneráveis e tem mais chances de machucarem ao entrarem em atrito. O processo inflamatório tende a ficar vermelho e depois marrom”, diz.

Depilação

Procedimentos que machucam a pele podem gerar manchas escuras

Lâmina: a lâmina pode deixar a pele mais sensível e gerar outro processo inflamatório. Além disso, Valéria explica que algumas pessoas desenvolvem uma alergia ao níquel presente na lamina. Mas a dermatologista diz que a regra não é geral. “Tem gente que não tem alergia e não encontra problemas para raspar. Se começou a ficar vermelho, então é hora de diminuir a frequência do processo e hidratar bastante a pele”, recomenda.

Cera: assim como a lâmina, a depilação com cera pode manchar a axila por machucar a pele e causar processo inflamatório. As marcas ficam amarronzadas.

“A melhor maneira é a remoção a laser, que destrói os pelos e não causa traumatismos. Porém, não há regras. O ideal é escolher um método que dá certo para cada tipo de pele. É importante que não fique vermelho e que não forme bolinhas”, explica Márcia.

Como evitar e tratar as axilas manchadas

Hidratações caseiras amenizam manchas nas axilas

Segundo as dermatologistas, as soluções para a maioria das causas das manchas nas axilas é a hidratação. “Quase ninguém faz, mas é muito importante hidratar as axilas após o banho e depois de toda depilação. Os cremes diminuem o atrito e a vermelhidão e evitam o escurecimento da região”, dizem. Hidratações feitas com bepantol ou com cremes a base de dexpantenol são opções baratas e caseiras.

“A coceira é um jeito de a pele pedir socorro. Quando isso acontecer, tente hidratar. Sem a coceira persistir, procure um especialista”, finaliza Márcia.