OSCAR 2014, QUAL SERÁ O FILME DO ANO?

  • Edmilson Sá
  • 28/02/2014 21:54
  • Edmilson Sá
Internet

A 86ª premiação do Oscar, que promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos, com os seguintes filmes:

12 Anos de Escravidão
Trapaça
Gravidade
O Lobo de Wall Street
Philomena
Ela
Nebraska
Capitão Phillips
Clube de Compras Dallas

Oscar (Academy Awards, no original em inglês) é um prêmio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927. São entregues anualmente pela Academia, em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais importantes do mundo. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e muitas outras, como o Grammy, Emmy e Globo de Ouro, foram inspiradas no Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi concebida por Louis B. Mayer, um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer.

Dos 9 filmes indicados deste ano, pude assistir a 5 deles, os quais vou tecer alguns comentários sobre cada indicado... Mas não como um crítico – o que de fato não sou e não quero ser crítico... Pois, em um evento no qual o cineasta brasileiro Beto Brant exibiu seu último filme: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios. Num bate papo descontraído Beto Brant me fez a seguinte pergunta: O QUE É QUE UM CRÍTICO FAZ? Fiquei pensativo e antes que pudesse falar alguma coisa ele mesmo deu a resposta: UM CRÍTICO É UM PROFISSIONAL QUE PROCURA, VIVE A PROCURAR POR DEFEITOS, ERROS. Bem, longe de ser um crítico e mais como um apreciador da sétima arte eu resolvi fazer essa matéria... Isso não quer dizer que os filmes são perfeitos, apenas preferi falar sobre o que cada um deles tem a nos oferecer, foi mais marcante... Mas isso tudo sem ser um spoiler. Tão pouco vou entregar o final e/ou algo que comprometa quem, por ventura, ainda não assistiu algumas dessas películas.

AQUI TEÇO ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE 05 FILMES, DOS 09 CONCORRENTES, QUE PUDE ASSISTIR:

12 Anos de Escravidão - "12 Years a Slave"... É UM DAQUELES FILMES QUE REVIRA VC POR DENTRO... PODEROSO, MAGNÍFICO, ESPETACULAR... A HISTÓRIA -VERDADEIRA- DE UM HOMEM LIVRE, QUE É SEQUESTRADO E VENDIDO COMO ESCRAVO E PASSA 12 ANOS TENTANDO SOBREVIVER E RETORNAR À SUA FAMÍLIA... NAS PALAVRAS DO PRÓPRIO "Solomon Northup":

"EU NÃO QUERO SOBREVIVER, EU QUERO É VIVER..."

É UM FILME FORTE... CHOCANTE... TOCANTE... EMOCIONANTE... (CHOREI COPIOSAMENTE)
GANHOU O GLOBO DE OURO DE MELHOR FILME E É GRANDE CANDIDATO AO OSCAR DO ANO... FILMAÇO!!!

E, sendo já de cara, parcial, espero que 12 Anos de Escravidão Vença... Pois, o filme nos mostra uma carga emotiva arrebatadora... Outro momento importante é a cena do “sabonete” ... Se preparem, pois os mais desavisados irão soluçar copiosamente... Eu, particularmente adorei... E torço para que ele vença como o filme do ano.

HER (Ela) A HISTÓRIA DE UM HOMEM, SOLITÁRIO, QUE COMEÇA A SE RELACIONAR COM UMA "OS1" – SISTEMA OPERACIONAL INTELIGENTE – UMA “CONSCIÊNCIA”...  A VIDA DELE MUDA COMPLETAMENTE... MAS COMO MANTER UMA RELAÇÃO COM ALGUÉM QUE NÃO VEMOS, NÃO TOCAMOS, NEM SENTIMOS?

NUMA ERA ONDE AS PESSOAS FAZEM DE TUDO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK, TWITTER, WHATSAPP... MAS, AO MESMO TEMPO TUDO É TÃO SEM GOSTO, SEM TOQUE, SEM CHEIRO, SEM SABOR...

EU, PARTICULARMENTE, CONVERSO COM MINHAS AMIGAS, MEUS AMIGOS, ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS... MAS EU, EU PREFIRO ESTAR PERTO, SENTIR O TOQUE, O CHEIRO, O ABRAÇO, O BEIJO, O AMOR, A VIDA...

PORQUE QUANDO DUAS PESSOAS SE RELACIONAM É COMO NESSA MÚSICA:

“E pensei que essa música poderia ser como... Uma foto... que Captura a nós nesse momento juntos... Gosto da sua foto... Consigo ver você nela... Eu estou nela...”

PORQUE EU NASCI PARA AMAR... EU QUERO ABRAÇAR, BEIJAR, TOCAR, FALAR, ENCOSTAR, ME ARREPIAR... NADA CONTRA QUEM GOSTA DE PASSAR HORAS NO CELULAR, NAS REDES SOCIAIS... MAS, QUANDO POSSO, EU PREFIRO AO VIVO... "POIS EU NÃO QUERO SÓ VER A PESSOA NA FOTO, EU QUERO ESTAR NELA TAMBÉM..."

American Hustle (Trapaça) é um filme dos gêneros crime e comédia dramática estadunidense de 2013 dirigido por David O. Russell, a partir de um roteiro escrito por Eric Warren Singer e Russell, vagamente baseado na operação do FBI ABSCAM do final dos anos 1970 e início dos anos 80. É estrelado por Christian Bale e Amy Adams como dois vigaristas que são forçados por um agente do FBI (interpretado por Bradley Cooper) para configurarem uma operação policial elaborado em políticos corruptos, inclusive o prefeito de Camden, Nova Jérsei (interpretado por Jeremy Renner). Jennifer Lawrence integra o elenco como a esposa imprevisível do personagem de Bale.

O filme foi indicado a "10 Oscars", incluindo "Melhor Filme", "Melhor Diretor" e as quatro categorias relacionadas a atuação: "Melhor Ator" (Bale), "Melhor Atriz (Adams), "Melhor Ator Coadjuvante" (Cooper) e "Melhor Atriz Coadjuvante" (Lawrence).

Eu, PARTICULARMENTE, gostei do filme, mas não acredito que ele levará o prêmio de Melhor filme... Por outro lado, os atores, dão um show de interpretação. Christian Bale está irreconhecível... E a participação de Robert De Niro é antológica.

Algumas frases dos TRAPACEIROS do filme vão figurar como as melhores do ano:

"COMO É FÁCIL FAZER DINHEIRO COM PESSOAS DESESPERADAS..."

"ATÉ AONDE POSSO VER... PESSOAS ESTÃO SEMPRE ENGANANDO UNS AOS OUTROS, PARA CONSEGUIREM O QUE QUEREM. ENGANAMOS ATÉ NÓS MESMOS..."

CAPITÃO PHILLIPS é um bom filme. Acho que foi superestimado. E Tom Hanks está muito bem no papel principal, numa história, baseada em fatos reais, de um capitão que fez de tudo para resistir ao ataque de piratas somalenses... Mas quem rouba a cena é o vilão, interpretado pelo desconhecido Barkhad Abdi, que concorre ao Oscar de melhor ator coadjuvante...

E, por último, o filme Gravidade. Que, visualmente, é inigualável. Um primor de edição, efeitos especiais... Uma história simples pode se transformar numa epopeia. O filme é, acima de tudo, sobre a NATUREZA HUMANA. E a nossa longa jornada pela sobrevivência. E, se no espaço, aprendemos, lá atrás, com o clássico, Aliem o 8º Passageiro, que os gritos não podem ser ouvidos no espaço... Aqui, aprendemos, literalmente, que A VIDA É IMPOSSÍVEL fora da terra... Atenção para a cena em que a câmera se aproxima da personagem principal – uma obra-prima... E, quem viu o filme no cinema em 3D, vai saber do que tenho falado.

Esse é o fascínio do Cinema, ele introjeta conceitos, informações, moda, alienação também... E pode enganar também... Mas, principalmente, O CINEMA LIBERTA... E nos mostra novas perspectivas e como nossa sociedade se apresenta e se maquia...
Assistam e Tirem suas próprias conclusões... Espero que gostem e que o cinema continue a nos presentear com bons filmes, boas histórias, com algo para mudar o mundo para melhor.