MUDANÇAS NO CORPO DE BOMBEIROS EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

  • Edmilson Sá
  • 06/12/2013 13:42
  • Edmilson Sá
(foto Fiapo de Arte)

Depois de alguns anos funcionando, o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Palmeira dos Índios, agora – um Posto de Bombeiros, voltou a pertencer ao Batalhão de Arapiraca. Isto é, Arapiraca comanda todas as operações dos Bombeiros em nossa cidade. Uma vez que só a parte operacional funciona na cidade.  Todo o aparato administrativo foi transferido para Arapiraca, segundo noticias veiculada nas rádios locais e internet. Por enquanto, ainda estão funcionando no CAIC, mas sem total autonomia e com apenas 1 (um) Capitão comandante do posto, dificultando com isso, toda parte estratégica – levantamentos e ações preventivas. Como era constantes a presença dos bombeiros nas escolas, nos orientando com palestras entre outras atividades, hoje é visível a ausência desses bombeiros e nós que fazemos a sociedade palmeirense estamos perdendo contato com essa instituição tão reconhecida e aceita como a mais confiável  – ou seja, toda vez que em Palmeira dos Índios, lojas, escolas, prédios públicos, casas de shows, igrejas, etc. precisarem do Corpo de Bombeiros, seja para averiguar, fazer vistorias, emitir alvarás, bem como projetos de prevenção em escolas, todas as vezes que a cidade de Palmeira dos Índios precisar dessas ações, estará subordinada ao Batalhão Arapiraquense. Aos trâmites administrativos daquele batalhão, não mais aqui, tal fato está ocorrendo em vários outros quartéis. Uma política que visa “otimizar” e “dinamizar” os trabalhos no Estado.

Que, como pudemos ver, ainda bem que está sendo levantado, construído com o apoio dos militares da corporação, de vários empresários locais e cidades circunvizinhas e da prefeitura local. Num terreno de 3000m², um galpão, que será o novo Quartel, está sendo levantado, restando pouco para seu funcionamento. O prédio tem cerca de 800m² e, segundo os próprios Bombeiros, tem tudo para oferecer serviços à população da cidade, com ótima qualidade e um melhor conforto aos militares.

Atendendo a cidades que vão de Palmeira dos Índios, Igaci, Belém, Estrela de Alagoas, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa à Santana do Mundaú, podemos perceber o quanto, não só Palmeira dos Índios, vai ser prejudicada com estas mudanças. Esperamos e reiteramos à sociedade em geral, para que se organize e mobilize-se com o intuito de os serviços da parte dos Militares em que a população mais confia e que tem o respeito da grande maioria, pois enquanto todos estão fugindo do perigo, são os Bombeiros quem adentram, para salvar – mesmo colocando sua própria vida em perigo – possamos, assim, num curto espaço de tempo, ter, de volta, a Autonomia para executar os trabalhos na região.