Com o Tema O PNE Na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, teve início a II CONFEMEPI de Palmeira dos Índios. Entre os dias 25 e 26 de julho de 2013, na Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá. A Conferência contou com a participação de dezenas de professores, pais, alunos, gestores, trabalhadores da educação em geral, Sindicatos e Representantes de Entidades Civis, pois em 2014, haverá a II CONAE – CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO – onde os rumos da Educação no Brasil serão decididos.

Desde a última Conferência, a CONAE 2010, que a Educação brasileira vem avançando, a passos curtos, mas foi naquela Conferência que muito das transformações atuais se inciaram. Entre essas políticas podemos citar a Luta dos Royalties do Pré-Sal para a Educação e a luta, ainda não conquistada, mas amplamente discutida, do aumento para 10% do PIB, para a Educação. 

A II CONFEMEPI abriu os debates em Palmeira dos Índios, que em plena GREVE GERAL, precisa rever suas políticas sobre a Educação. Uma vez que representantes do Governo declararam ser a Educação de extrema importância, para qualquer país. E que, sem uma Educação de qualidade, nenhum país conseguiu se firmar como uma potência Mundial. Ainda, pudemos ver o quanto outras Instituições, como UFAL e o IFAL, estão empenhados nos rumos que a Educação tomará, daqui para frente. É uma pena que as Instituições particulares não estiveram presentes, nem se fizeram representar.

Para a II CONAE serão eleitos DELEGADOS, que representarão o Estado de Alagoas. Nesta II CONFEMEPI, 06 Delegados vão ser eleitos, na Plenária Geral, para participarem da Etapa Estadual, que acontecerá, entre os meses de Setembro a Outubro. E na etapa Estadual, serão escolhidos/as os Delegados que representarão o nosso Estado, na II CONAE nos dias 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.

Como foi dito pelo Professor Edmilson Sá – que já participou como Delegado das Conferências de Base em 2008 e da CONAE 2010: ALGUMA COISA MUDOU DESDE A ÚLTIMA CONAE, MAS MUITA COISA TAMBÉM NUNCA NEM SAIU DO PAPEL. É PRECISO LUTAR PARA QUE AS MUDANÇAS OCORRAM CONCRETAMENTE. CITANDO Paulo Freire ELE EXCLAMOU: É PRECISO DIMINUIR A DISTÂNCIA ENTRE O QUE SE DIZ E O QUE SE FAZ. DE MANEIRA QUE O QUE SE DIGA SEJA UM REFLEXO DA NOSSA PRÁTICA.