A 85ª premiação do Oscar, foi uma das mais concorridas dos últimos anos, com os seguintes filmes:
• Argo
• Django Livre
• As Aventuras de Pi
• Lincoln
• A Hora Mais Escura
• Os Miseráveis
• O Lado Bom da Vida
• Indomável Sonhadora
• Amour

Oscar (Academy Awards, no original em inglês) é um prêmio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927. São entregues anualmente pela Academia, em reconhecimento à excelência de profissionais da indústria cinematográfica, como diretores, atores e roteiristas. A cerimônia formal na qual os prêmios são entregues, é uma das mais importantes do mundo. É também a mais antiga cerimônia de premiação na mídia e muitas outras, como o Grammy, Emmy e Globo de Ouro, foram inspiradas no Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi concebida por Louis B. Mayer, um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer. (fonte Wikipedia)

Conseguindo a proeza de ter assistido todos os nove (9) indicados deste ano, pude então tecer alguns comentários sobre cada indicado... Mas não como um crítico – o que de fato não sou e não quero ser crítico... Pois, em um evento no qual o cineasta brasileiro Beto Brant exibiu seu último filme: Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios. Num bate papo descontraído Beto Brant me fez a seguinte pergunta: O QUE É QUE UM CRÍTICO FAZ? Fiquei pensativo e antes que pudesse falar alguma coisa ele mesmo deu a resposta: UM CRÍTICO É UM PROFISSIONAL QUE PROCURA, VIVE A PROCURAR POR DEFEITOS, ERROS. Bem, longe de ser um crítico e mais como um apreciador da sétima arte eu resolvi fazer essa matéria... Isso não quer dizer que os filmes são perfeitos, apenas preferi falar sobre o que cada um deles tem a nos oferecer, foi mais marcante... Mas isso tudo sem ser um spoiler. Tão pouco vou entregar o final e/ou algo que comprometa quem, por ventura, ainda não assistiu algumas dessas películas.

Seguindo a ordem, já citada acima:

ARGO: VENCEU COMO MELHOR FILME. É um filme baseado numa história real... Para os aficionados em história, o início do filme faz uma ótima descrição dos eventos que culminaram na Revolução Islâmica em 1979. Com uma direção impecável (Ben Affleck) foi injustiçado por nem ter sido indicado como melhor diretor. O filme traz ainda uma carga de tensão maravilhosa... Vc já sabe o que vai acontecer, mas isso não impede sermos bombardeados por uma tensão do início ao fim... E é engraçado como a C.I.A. ainda achava que tirar os seis americanos de bicicleta – 480 km até a fronteira – era a melhor opção. E a grande sacada é produzir um filme em Teerã. Um filme falso, por onde os americanos pudessem escapar.

DJANGO LIVRE: Tarantino, novamente, faz o que todo o mundo gostaria de ter feito um dia. Ele, quando filmou Bastardos Inglórios de 2009, colocou Hitler e o alto escalão nazista num cinema e tocou fogo. Aqui, ele cria uma atmosfera parecida. Com diálogos POP (uma das marcas dos filmes de Tarantino) e uma trilha sonora maravilhosa – com várias músicas do clássico de Sergio Corbucci. Aqui, Django, escravo, vai fazer-nos delirar e até gritar, com sua vingança – à época, era 200 anos de escravidão. A CENA EM QUE DJANGO CHICOTEIA UM "BRANCO" NA FRENTE DOS ESCRAVOS É ANTOLÓGICA - VIBREI DE EMOÇÃO... Um filme com todas as marcas de um dos maiores diretores da atualidade. E com um roteiro à lá Tarantino – originalíssimo. Se preparem porque é um filme ultraviolento e cheio de piadas antológicas – prestem atenção quando aparecer a galera da KKK – Ku Klux Klan.

AS AVENTURAS DE PI: além de ser o único filme que compete entre os melhores filmado em 3D – isso significa que para sentir toda a magia do filme você deve assisti-lo num cinema e numa sala em 3D, que está magnífico. Pi é um filme que fala de DEUS. Pronto... Disse tudo... Logo no início da película o protagonista começa a contar a sua história. Confesso que cheguei até a cochilar um pouco, pois o início do filme foi um tanto maçante, pra mim... Mas da metade do filme em diante e o último ato são arrebatadores... Pi conta, ou melhor, é uma História sobre DEUS. Literalmente.

LINCOLN: esse filme é o que tem mais indicações, 12, no total. Mas é um filme, também, difícil de assistir. Cheio de nuances históricas. Mas ao mesmo tempo um filme perfeito tecnicamente falando. E tem a interpretação de Daniel Day-Lewis que, acredito, vai levar o Oscar de melhor ator, pois ele está perfeito. O último ato do filme é inesquecível. A votação da 13ª Emenda da Constituição Americana. E entre tantas histórias e frases, atenção para a menção ao Discurso de Gettysburg, emocionante: “COM A GRAÇA DE DEUS, RENASÇA NA LIBERDADE, E QUE O GOVERNO DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO JAMAIS DESAPAREÇA DA FACE DA TERRA. E a frase: UMA BÚSSOLA SEMPRE VAI APONTAR PARA O NORTE. MAS ELA NÃO TEM NENHUM CONSELHO SOBRE OS PÂNTANOS, DESERTO, ABISMOS QUE VIRÃO.

A HORA MAIS ESCURA: a história da caçada à morte de Osama Bin Laden. Filme tenso. Assustador, surpreendentemente cheio de suspense e cronologicamente perfeito. Parece que estamos passo a passo numa verdadeira caçada, mas nem sempre somos os predadores. Jessica Chastain está maravilhosa no papel de Maya, a agente da CIA que descobriu o esconderijo de Osama. Por ser mulher, era constantemente hostilizada e deixada de lado. Até que o secretário de defesa pergunta quem é essa mulher – a única na de reunião de cúpula – e ela responde: EU SOU A... QUE DESCOBRIU O ESCONDERIJO DE OSAMA BIN LADEN. Calando todos na sala. Numa cena no elevador ficamos sabendo que todos os agentes da CIA são inteligentes, mas ela é mais.

OS MISERÁVEIS: épico!!! Esse é o adjetivo para esse filme. Lindo, magnífico... As músicas ainda ecoam no meu imaginário... E Anne Hathaway e Hugh Jackman arrasam... Jackman nos leva à REDENÇÃO do protagonista da obra-prima de Victor Hugo, Jean Valjean... E é espetacular... A canção I DREAMED A DREAM, que ficou mundialmente conhecida depois que Susan Boyle a cantou no Britains Got Talent em 2009, nos mostra como e o quanto o mundo é cruel, principalmente para as mulheres... Agora transporte-se para a França do século XIX. Suja, podre, abarrotada de MISERÁVEIS. E à beira de uma outra Revolução. Atenção para a cena das Barricadas. A música: Quem dará tudo que pode dar. Para que nossa bandeira avance? Alguns cairão e outros viverão. Você enfrentará e se arriscará nesse desafio? O sangue dos mártires regará os campos da França! Eu gosto de musicais e esse foi emocionalmente arrebatador.

O LADO BOM DA VIDA:  Bradley Cooper e Jennifer Lawrence estão perfeitos. O filme mostra a tentativa de reabilitação de Pat - um cara com distúrbios emocionais, que beira à esquizofrenia - que faz de tudo para provar que está curado, mesmo quando ele mesmo não pode perceber e/ou aceitar que precisa de ajuda. Ele encontra Tiffany, tão "louca", melhor dizendo, tão problemática quanto ele, mas que parece conhecer melhor a si mesma e sabe o quanto Pat precisa de ajuda. Junte-se a isso um drama familiar, não daqueles onde a tragédia faz parte da trama, mas ambas as partes estão tentando se acertar, mesmo à sua maneira. Resta-nos saber se Pat vai perceber que a vida dele não mais pode ser como ele sempre sonhara: O MUNDO QUEBRARÁ SEU CORAÇÃO DE VÁRIAS MANEIRAS. ISSO É UMA CERTEZA. O quanto seremos capazes de nos recompor? É o melhor filme romântico dos últimos anos. (Ah, se não tivesse palavrões, seria melhor ainda)

INDOMÁVEL SONHADORA: lindo. Surpreendente. Como pessoas, norte americanas, vivem felizes numa BANHEIRA - na privada americana. Isso mesmo. Como viver feliz num lugar onde o Estado virou as costas? E quando esse Estado quer fazer algo, vale a pena? A atriz mirim Quvenzhané Wallis me levou às lágrimas por mais de uma vez... Ela é o filme. Porque ela é forte. É dela uma frase inesquecível: OS ANIMAIS FEROZES GERALMENTE TÊM UM CORAÇÃO FRACO. Isso nos leva a crer que para ser forte, só precisamos ter um coração forte, mesmo sendo uma criança em meio à miséria e ao descaso dos EUA - o filme se passa, aparentemente, nos momentos em que o Furacão Katrina em 2005, assolou o Sul dos Estados Unidos. SOMOS TODOS PARTE DE UM UNIVERSO E SE UMA DESSAS PARTÍCULAS SE ROMPER, TODO RESTO RUIRÁ. Como é bom ver um filme que toca e mexe em várias feridas americanas sendo indicado ao Oscar. Apaixonante.

AMOUR: para aqueles que não acreditam na vida pós morte, preparem-se, pois vem aí um soco no estômago. Emmanuelle Riva, grande concorrente ao Oscar de melhor atriz está perfeita. O filme não tem pena nem dó... Arranca e estraçalha as entranhas dos que o assistem. Tem uma cena, já perto do final que me fez soluçar: QUANDO SEU MARIDO A OBSERVA TOCANDO PIANO. ELE ENTÃO DESLIGA O SOM... Como lidar com a perda? Um casal que vive e compartilha de tudo. De tudo mesmo. Um amor tão íntimo que fica difícil de descrever. E se um dos dois estiver condenado à morte. Não só isso. Mas à uma morte lenta, dolorosa, impiedosa e desumana?

Tá aí as dicas... Espero que gostem... E assistam aos filmes que, neste ano, tem para todos os gostos. Não digo que não tenho um favorito. Mas 2012 nos trouxe uns dos melhores filmes dos últimos 10 ou anos... FATO IMPORTANTE, É QUE TODOS OS CONCORRENTES LEVARAM, PELO MENOS UM PRÊMIO. INDÍCIO DE QUE FOI UMA DAS MAIS ACIRRADAS PREMIAÇÕES... PARABÉNS AOS VENCEDORES...
 

Se você quer saber mais, participar e votar no seu favorito ao Oscar... acesse esse link: http://g1.globo.com/pop-arte/oscar-2013/escolha-seus-indicados/platb/