Emater garante assistência ao agricultor familiar vítima da seca

  • Redação
  • 14/09/2012 04:23
  • Brasil Mundo

A superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Rita de Cássia Ferreira, participou esta manhã de mais uma reunião ordinário do Comitê Integrado de Combate à Seca em Alagoas.
No encontro foram relacionadas as ações de combate à seca em Alagoas, que atinge os 36 municípios do Estado que decretaram Situação de Emergência. Entre os desafios assumidos pela Emater/AL está o cadastramento dos agricultores familiares no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), através da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP).

O superintendente estadual da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Elizeu Rêgo, membro do Comitê, revelou que uma das maiores dificuldades no atendimento ao agricultor familiar, principalmente aos assentados da reforma agrária, é a ausência da DAP Jurídica.

A superintendente de Ater, Rita de Cássia, reforçou que o instituto possui técnicos capacitados para identificar e cadastrar o agricultor familiar no Pronaf, porém alguns não se enquadram no perfil do programa. Além da Emater/AL, os sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios têm a competência de identificar essas famílias.

“Existe um empenho de toda equipe técnica, dos nove escritórios regionais da Emater/AL, para atender a demanda das DAPs Jurídicas. Temos a compreensão que da mesma forma que precisamos de um documento de identidade para acessar as políticas públicas, o agricultor familiar necessita da DAP para ter acesso ao crédito e benefícios do Pronaf”, frisou Rita de Cássia.