No dia do Bombeiro Palmeira ganha Projeto “Bombeiro Mirim”

  • Edmilson Sá
  • 02/07/2012 15:04
  • Edmilson Sá
Edmilson Sá

No dia 02 de julho comemora-se o dia do Bombeiro, uma corporação da Defesa Civil que se encontra diretamente ligada à Polícia Militar. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e oito anos de existência. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Palmeira dos Índios, em evento solene, deu início às atividades do Projeto Bombeiro Mirim, com a 1ª turma de Bombeiros Mirins da cidade. A sede do Batalhão, no CAIC, 1º Sub Grupamento Independente de Bombeiro Militar de Palmeira dos Índios – AL (S.G.B.M.), sob o Comando do Tenente Costa, recebeu centenas de convidados, entre eles: O Coronel Luiz Antônio Honorato da Silva (Comandante Geral - Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas), O Promotor Rogério Paranhos, a Procuradora Geral do Município Sinair Braz Porto (representando a Prefeitura Municipal), o Secretário da Indústria e Comércio, Turismo e da Secretaria de Cultura Antonio Oliveira, a Secretária Municipal de Educação Aparecida Costa, Representantes da Câmara de Vereadores, os Diretores Elzilene Pereira do Nascimento Tenório Teixeira, Bernadete Fernandes  Araújo e Ivan Ferreira, os Professores Neide Ferreira da Silva e Edmilson Sá e a Secretária Escolar Germana Martins, todos da Escola Estadual Humberto Mendes (que nos presenteou com uma bela apresentação da Banda Fanfarra Regida pelo Maestro Jailton Lima de Almeida), a fisioterapeuta Aninha Oliveira, além de muitos outros Professores e colaboradores do Projeto.

Sobre o Projeto:

O Projeto Bombeiro Mirim, em Palmeira dos Índios, nasceu a partir de um olhar sensível sobre a realidade de comunidades carentes e adjacências, nas proximidades CEHM (que iniciará as atividades já com duas turmas de Bombeiros Mirins), no qual habitam muitas famílias com filhos menores que se constitui no público alvo a ser atendido pelo Projeto. Nesse sentido, o principal objetivo do Projeto é o de resgatar as crianças e adolescentes incluí-los na sociedade via conscientização cidadã proporcionada pela disciplina favorecida pelas práticas esportivas e sociais e principalmente pelas ações preventivas.

A principal relevância deste projeto se constitui no fato deste atender a turmas de crianças e adolescentes interessadas nas ações do projeto e que estudem no ensino regular, eles terão aulas práticas e teóricas em diversos seguimentos do conhecimento dentro e fora da sala devidamente para receber os educandos com uma equipe multiprofissional. Outra importante peculiaridade é que os alunos inscritos neste projeto terão acompanhamento da assistência social, serviço de pedagogia, assistência médica, odontológica e psicológica além das dos desportos.

Dessa forma, a cada ano o Projeto se predispõe em ações de prevenção a crianças e adolescentes da infeliz exclusão social, proporcionando-lhes aprendizagem esportiva e intelectual e uma condição cidadã perante outras iniciativas que naturalmente se agregarão ao Projeto, tais como discussão sobre a valorização da educação escolar e sobre a manutenção dos valores que envolvem as inter-relações pessoais como o respeito e a solidariedade.

Após a abertura e a apresentação da 1ª Turma de Bombeiros Mirins a emoção nos olhares das crianças cativou a todos. A postura, a diligência e o compromisso, todo comportamento dos Infantes deixaram uma marca indelével em todos os que participaram, pois o amor à Pátria e à cidadania estavam estampada em cada rosto alegre dos alunos e quem assistiu, relembrou dos tempos de criança, como quando todos eram reunidos para cantar hinos e honrar a nossa Pátria amada.

Parabéns ao 1º Sub Grupamento Independente de Bombeiro Militar de Palmeira dos Índios – AL (S.G.B.M.), sob o Comando do Tenente Costa. E parabéns a todos os Bombeiros (que vivem para salvar, proteger, ensinar, formando cidadãos e dando exemplos ao próximo).