Aconteceu esta semana, na Escola Municipal Gerson Jatobá, o II ENCONTRO ESPORTIVO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. Com um belo trabalho da Coordenação da Unidade da Educação Especial – SEMED. O Evento Contou ainda com as presenças de representantes do governo Municipal Prefeito James Ribeiro, a Ex-secretária Municipal de Educação Márcia Souza, Representante do Legislativo Federal, a Deputada Federal por Alagoas Rosinha da ADEFAL, entre convidados, Assessores, Diretores, Professores de Ed. Física da Rede Municipal, Profs. do Programa Mais Educação, Diretores, Coordenadores, Profs. das Salas de Recursos Multifuncionais. Além de Amigos, Trabalhadores em Educação e da Sociedade Civil, representada por cidadãos, Pais e Mães de filhos Com Deficiência e usuários nas diversas esferas dos serviços públicos de atendimento Especial.
Segundo a Coordenadora da Unidade da Educação Especial, Quitéria Barbosa – SEMED), O objetivo foi "desenvolver atividades esportivas voltadas aos educandos com deficiência e necessidades especiais. Lembrando que o Esporte, Saúde e Lazer são essenciais em nossas vidas". (uma das propostas do Evento foi a formação, ainda este ano, de um time, uma Equipe de Basquete para Cadeirantes, o que deixou muitos empolgados).
O Evento lembrou a importância do Esporte e o Lúdico nas Escolas, e fora delas também, para as Pessoas Com Deficiência. Como vem desenvolvendo atividades direcionadas à Educação Especial, a Secretaria Municipal de Educação enfatizou a necessidade de ampliar os atendimentos cada vez mais, uma vez que, como a Educação – no âmbito nacional – está universalizada, é preciso universalizar e aumentar os acessos, a mobilidade e os atendimentos.
A Deputada Federal Rosinha da ADEFAL falou da importância das atividades físicas para as Pessoas e, principalmente, para as Crianças com Deficiência. Ainda salientou, lembrou ela, dos primeiros momentos que esteve em Palmeira dos Índios e dos Trabalhos e parcerias entre Gerônimo da ADEFAL e o saudoso Deputado Federal Helenildo Ribeiro... O Prefeito James Ribeiro falou que é preciso “olhar” para as Pessoas com Deficiência com um olhar diferenciado – não com pena ou discriminação – mas com um olhar altruísta e com responsabilidade... Lembrou também de um momento importantíssimo para Palmeira dos Índios, quando, à época, em 1995, foi fundado um Núcleo da ADEFAL em nossa cidade e que de lá para cá os trabalhos têm se intensificado, fazendo menção ao “Estudo da Acessibilidade Espacial Urbana Identificação e Mapeamento de Barreiras Arquitetônicas no Tecido Urbano de Palmeira dos Índios” – Projeto que, segundo a Deputada Rosinha da ADEFAL, estará encaminhando à Câmara Federal.
Parabéns à Secretaria Municipal de Educação e à Coordenação da Unidade da Educação Especial – SEMED. E, principalmente, Parabéns às dezenas de Usuários e seus familiares que se fizeram presentes. Fizeram entender e sentir o lema: NADA PRA NÓS, SEM NÓS! A participação de crianças, jovens e adultos com deficiência neste evento fez-nos entender o quanto a informação e as mudanças estão ocorrendo e que mais e mais mudanças virão...
“Ter Direitos não significa ter acessibilidade. Ter acesso não indica privilégios (Vantagem que se concede a alguém com exclusão de outrem e contra o direito comum). Precisamos entender que Inclusão Social não existe sem acessibilidade, e tão pouco significa privilégios.” (Prieto)