PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - "SER DIFERENTE FAZ TODA DIFERENÇA"

  • Edmilson Sá
  • 12/06/2012 08:09
  • Edmilson Sá
Quitéria Barbosa
Discutindo o Plano Municipal de Educação
Discutindo o Plano Municipal de Educação

Neste mês a Secretaria Municipal de Educação deu início ao Plano Municipal de Educação. O Plano Municipal de Educação (P.M.E.) não é um plano da Rede de Ensino Municipal, mas é um plano de Educação do Município de Palmeira dos Índios. Este plano está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação (P.N.E.), porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas do município e sua proposta de desenvolvimento é que determina as metas e as estratégias de suas ações na Educação Escolar.

Pautado nessas metas é que a Secretaria Municipal de Educação, tendo como Coordenadora de Educação Especial a Prof.ª Quitéria Barbosa, tem trabalhado com afinco para a melhoria da Educação Municipal das Pessoas com Deficiência. Com o Slogan: SER DIFERENTE FAZ TODA DIFERENÇA. Têm como principais perspectivas, além da universalização do acesso à Educação, as melhorias no atendimento, no traslado e na acessibilidade, e na qualidade da Educação em Sala de Aula. Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação têm se destacado no âmbito estadual, pois o Município é referência na Educação Especial e a cidade está se transformando em um Polo referencial em Educação Especial.

Na Reunião Sobre a Construção do Plano Municipal de Educação, no início desse mês, estiveram presentes na Escola Municipal Doutor Gerson Jatobá, Pais de crianças com deficiência, Alunos com deficiência, professores e funcionários que trabalham com Educação Especial, sob a Coordenação da Unidade da Educação Especial na pessoa da Prof.ª Quitéria Barbosa. Os Trabalhos deram início às discussões que fomentarão as transformações da Educação em Palmeira dos Índios nos próximos anos, uma vez que, o P.M.E. não se restringe às Escolas Municipais, mas abrange à Educação em Palmeira dos Índios como um todo, seja a Educação Infantil, Educação Fundamental, ao Ensino Médio, à Educação de Jovens e Adultos, Tecnológica, Quilombola, Indígena, e à Educação Superior... Seja Pública ou Privada, o Plano Municipal de Educação vai estabelecer as Normas e Regras da Educação nesta cidade, por uma Educação de Qualidade, Democrática, de Gênero, sem Discriminação e Inclusiva.

Em conversa com a Prof.ª Secretária Municipal de Educação Aparecida Costa, foi-nos informado que a Secretaria teve e tem os cuidados necessários para que todos possam participar desse processo. E que o Plano Municipal de Educação deverá ser efetivado ainda este ano. Contando com seguimentos e representantes de todas as esferas de nossa Cidade.

Vale lembrar que “o caráter democrático da sociedade e da Educação, além da estratégia de eficácia e efetividade política, exige que o P.M.E. seja assim elaborado pelos atores que vão viabilizá-lo na prática. Assim, descarta-se, por princípio, que ele seja fruto de gabinete ou de consultorias externas, embora não se possa negar a essas últimas um papel de apoio quando faltar no Município um equipe com competência técnica razoável. Pois o P.M.E. tem duração de dez (10) anos, transcendendo a perspectiva de um governo, que tem quatro (4) anos de duração. Dessa forma, entendemos que o Plano Municipal de Educação é um processo pelo qual, independe de governos, mas é sensato e justo informar que só nesta Gestão é que o P.M.E. está sendo executado... E que, esperamos, nos próximos dez (10) anos, seja efetivado, pois tem autonomia para tal e prescinde desses princípios para a sua elaboração e execução.

Para saber mais sobre O Plano Municipal de Educação e as políticas e atividades em Educação Especial desenvolvidas na Secretaria Municipal de Educação acesse: http://selounicefpalmeiradosindios.blogspot.com.br/2012/06/dia-mundial-do-meio-ambiente.html