Casal acelera ações de atendimento aos municípios atingidos pela seca

  • Redação
  • 19/05/2012 09:01
  • Brasil Mundo
Divulgação

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, reuniu nesta sexta-feira (18) os corpos técnicos de engenharia, operação e meio ambiente para avaliar e aperfeiçoar a atuação da empresa nas ações de enfrentamento à seca em Alagoas, em atendimento às recomendações do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Infraestrutura, bem como para traçar estratégias visando a continuidade do trabalho relacionado aos projetos para reforço do abastecimento de água nos municípios que sofrem com a estiagem prolongada.

Menezes aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos contatos mantidos em Brasília no último dia 15, quando foram entregues os projetos no Ministério da Integração Nacional, e dos resultados que deverão ser perseguidos a partir de agora. "Precisamos dar continuidade a esses projetos e avançar nas ações de melhoria e ampliação de sistemas de abastecimento de água situados no Sertão, Bacia Leiteira e região Serrana do Estado", afirmou.

O presidente da Casal informou que na próxima terça-feira será feita a seleção dos projetos executivos, em Brasília. A empresa encaminhou, no início desta semana, ao Ministério das Cidades, projetos que envolvem recursos da ordem de R$ 136,6 milhões, voltados para a recuperação de estações elevatórias de água, construção de reservatórios, implantação de subadutoras, duplicação de adutoras, construção e recuperação de estações de tratamento de água e de sistemas de captação, todos direcionados aos municípios da Bacia Leiteira e do Sertão.

Banco de Projetos 

A Casal vai criar um Banco de Projetos relacionados a abastecimento de água e esgotamento sanitário, a fim de atender às demandas futuras nessa área. Este foi um dos assuntos discutidos na reunião do presidente da companhia com os técnicos da empresa. Ainda nessa reunião, Álvaro Menezes fez questão de agradecer aos engenheiros e técnicos da Casal pelo empenho e agilidade em relação aos projetos encaminhados a Brasília. Ele também pediu a mesma dedicação nas ações de complementação e de detalhamento das planilhas e propostas, considerando as prioridades estabelecidas previamente.