DIA DAS MÃES

  • Redação
  • 12/05/2012 15:32
  • Edmilson Sá
Edmilson Sá
Minha Mãe Maria Aparecida Silva de Sá
Minha Mãe Maria Aparecida Silva de Sá

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados históricos:
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera (a mais bela e esperada das estações do ano) era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.

Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

No Brasil é comemorado no segundo domingo do mês de maio. E é considerada uma data que move muito o comércio brasileiro. (Este Texto foi tirado da Wikipédia, a enciclopédia livre)

ENTÃO, o que, ou melhor, como comemorar o Dia das Mães?
Minhas primeiras lembranças foram marcadas nos braços de minha Mãe... Talvez meu primeiro olhar, sorriso, minha primeira fala também foi nos braços dela... A minha própria vida, ainda no ventre de minha Mãe, foi marcada por ela... Somente nossa Mãe pode dizer que nos conhece melhor do que nós mesmos... Só Ela sentiu, senti e sempre sentirá por nós, seus filhos, o que talvez nunca poderemos entender, a menos que sejamos Mães, também...

“Não há ferida em meu filho(a) que não me faça sangrar também". (Essa é uma fala da atriz Regina Duarte, numa de suas muitas interpretações em novelas)... Tão grande é essa expressão que nos dá uma pequena ideia do quanto o Amor de Mãe é forte... Lembro-me, há exatos 18 anos atrás, quando fiquei paraplégico... Foram 12 dias internado para tratar da infecção medular... Foram 12 dias que minha Mãe - Maria Aparecida Silva de Sá - passou comigo no hospital... Foram 12 quilos que Ela perdeu... Um por dia... Então eu pude ter uma ínfima noção do que uma Mãe está disposta a sacrificar, por seus filhos... É indescritível!!!

Num poema, do meu amigo e escritor palmeirense, José Inácio de Melo, poema que ele fizera para seu pai; mas que aqui, parafraseando-o, cabe muito bem para homenagear as Mães de todos, assim diz o poema:

Minha Mãe

Beijo suas Mãos

Não como o homem

Pretende Beijar as Mãos de Deus

Mas como uma árvore beija as suas raízes...

Aos Cristãos, há um vídeo que expressa o que significa ser Mãe... e neste vídeo vemos Maria, Mãe de Jesus, UM TRIBUTO SAGRADO PARA A NOBRE MÃE DE JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR.... Acessem o link e assistam...

http://www.lds.org/?lang=por

Feliz Dia Das Mães!!!