Justiça alagoana comemora 300 anos

  • Redação
  • 07/05/2012 19:03
  • Brasil Mundo
Assessoria

Aconteceu nesta segunda-feira (7), da abertura das comemorações dos 300 anos do primeiro registro da presença da Justiça em território alagoano, no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

As comemorações que homenageiam o Judiciário e sua história foram iniciadas com o descerramento da placa comemorativa e lançamento de um selo postal personalizado para a data. Na oportunidade, o governador destacou a importância do Judiciário na formação da sociedade alagoana.

“Os 300 anos de existência da Justiça em Alagoas nos remetem a persistência dos grandes acontecimentos em nossa terra, de forma que esses próprios fatos foram esculpindo o perfil independente do alagoano”, afirmou.

Teotonio Vilela comemorou a data que considera como marco para o início da construção da cidadania na História de Alagoas. “Comemoramos não só a nossa primeira comarca, raiz primordial, mas saudamos um passo decisivo na construção da cidadania, do acolhimento dos reclamos e anseios dos homens e mulheres simples do povo junto aos poderes constituídos”, explicou.

O chefe do Executivo salientou também que o Judiciário alagoano segue rumo à modernidade. “Aplaudimos, hoje, os trezentos anos de abertura de uma estrada sobre a qual seguimos desde então. E prosseguimos sempre atualizando-a, modernizando-a, expandindo-a. E nos modernizando enquanto comunidade, nos civilizando passo a passo. Passos seguros, num andar sob a proteção da Lei, guiados pela mão segura do Poder Judiciário alagoano”, afirmou.

O governador parabenizou também aos magistrados que ao longo da História tem contribuído para a garantia da segurança jurídica no Estado. “Saúdo aqui, como continuadores da missão cidadã dos primeiros ouvidores alagoanos, todos os magistrados e magistradas, e todas as pessoas que integram o Poder Judiciário em Alagoas. Hoje, ao festejarmos o tricentenário da presença formal da Justiça em Alagoas, comemoramos o fincar da primeira de nossas raízes constituintes enquanto unidade autônoma”, afirmou Teotonio.

Senadores, deputados e autoridades do judiciário, representantes de órgãos das três esferas do Poder, além de autoridades do Executivo alagoano, também prestigiaram a solenidade.