The Times They Are A-Changin' (Pois os Tempos Estão Mudando)

  • Edmilson Sá
  • 17/04/2012 15:52
  • Edmilson Sá
Edmilson Sá
ingresso na mão...
ingresso na mão...

Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman; 24 de maio de 1941), é um cantor e compositor norte-americano. Nascido no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos, aos dez anos de idade Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a “folk music” (A música folclórica ou folk music, segundo a etimologia do termo adotada no século XIX, era a música feita pela sabedoria popular ("folk lore"). A denominação indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da ‘alta’ cultura urbana.), foi influenciado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.

Em 2004, Bob Dylan foi escolhido pela revista Rolling Stone, como o 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles (como disse meu amigo Ibernon, detalhe: Bob Dylan é um, os Beatles são quatro), e uma de suas principais canções, "Like a Rolling Stone" (Como Uma Pedra a Rolar), foi escrita em 1965 e lançada no mesmo ano e representa, pela sua duração (6:09), estilo e musicalidade, uma das canções mais influentes de Dylan. Também em 2004, a revista Rolling Stone nomeou-a a melhor canção de todos os tempos, declarando: "Nenhuma outra canção pop confrontou e transformou tão completamente as regras comerciais e as convenções artísticas da sua época". Influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970. Com muitas de suas canções de teor crítico-política e letras agressivas, Bob Dylan é referência para o mundo, no que diz respeito à música, nos últimos 50 anos. Ele também participou de filmes, atuou entre eles, um clássico do Western: Pat Garrett & Billy the Kid), do Diretor conhecido como o “Poeta da Violência” Sam Peckinpah. Bob Dylan ainda Compôs toda a trilha sonora para o filme, onde "Knockin' on Heaven's Door", foi ouvida pela primeira vez, numa cena dramática e antológica.

Reservado e de poucas palavras, o cantor prefere se expressar com as letras de suas canções, como: The Times They Are A-Changin' (Pois os Tempos Estão Mudando), um Clássico da música mundial e que ainda é muito atual, vejam um pedaço da letra:

“Venham senadores, congressistas
Por favor escutem o chamado
Não fiquem parados no vão da porta
Não congestionem o corredor
Pois aquele que se machuca
Será aquele que nos impediu
Há uma batalha lá fora
E está rugindo
E logo irá balançar suas janelas
E fazer ruir suas paredes
Pois os tempos estão mudando”

O show aconteceu dia 17, em Brasília, 2º show no Brasil. E Fãs, digo, Fãs mesmo, pois pelo menos três palmeirenses estiveram na capital do país para o assistirem, são eles: Ibernon de Sá Rodrigues e sua noiva Cláudia e este blogueiro que vos fala, sim, Edmilson Sá, já estamos aqui no Nilson Nelson (onde acontece o Show), na espera por mais um grande evento.
Então, aqui deixo meus agradecimentos aos muitos amigos que, desde as sessões de cinema aos jogos de R.P.G., passando horas e horas ouvindo e discutindo música, teatro, livros, política, educação, H.Qs, mangás, games, flertes e história, (não necessariamente nesta ordem, mas todos com o mesmo apreço), viajando pelas diversas esferas dos conhecimentos, foram decisivos para minha formação e gosto pela pelo mundo do conhecimento. Mandamos um abraço especial aos amigos Cristiano Alberto de Oliveira, Almerindo Titara Neto, Ailton Júnior, Armando da Silva Leopoldino, Roberto Melros, Márcio Sá, Clístenes Hugo, Rodrigo Dantas de Souza, França Jr., Jaquesoney Costa (que hoje mora em Brasília e junto com sua esposa, Ana Fidelys, me hospedaram tão bem), bem como a tantos outros amigos que, direta ou indiretamente, poderíamos dizer que foram e o são, ainda, de tão grande estima e fizeram parte da geração dos anos 80... Gostaríamos que estivessem aqui, conosco, compartilhando ao vivo o que tanto discutimos quando jovens adolescentes e já adultos, quando um dia iríamos para um show dos artistas que nos influenciaram...